Renato Freitas, deputado estadual do Paraná, participa de evento em Florianópolis

A atividade será realizada pela vereadora Carla Ayres e também contará com a participação da deputada estadual Vanessa da Rosa.

O deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) participa de uma roda de conversa no dia 30 de novembro, junto com a deputada estadual Vanessa da Rosa (PT-SC) e com a vereadora Carla Ayres (PT-Florianópolis), às 19h30, na Escadaria do Rosário, no Centro de Florianópolis. A atividade é organizada pelo mandato da vereadora Carla Ayres em parceria com o Programa de Extensão Diálogos Recíprocos da Udesc e terá como tema a “Violência Policial e Política Contra Pessoas Negras e Arte de Rua”, sendo realizada em alusão ao mês da consciência negra. Renato Freitas é um dos parlamentares brasileiros mais populares nas redes sociais e se notabilizou por seus discursos contundentes e pela defesa intransigente dos direitos sociais, tendo a educação, segurança e moradia como suas principais pautas de atuação.

A vinda de Renato Freitas à Florianópolis ocorre em um momento delicado na segurança pública da capital catarinense. No dia 18 de outubro, moradores do Morro do Mocotó registraram boletins de ocorrência, questionando a abordagem violenta feita por policiais militares durante uma operação na localidade. Já no dia 2 de novembro, moradores da comunidade do Siri, no norte da Ilha, realizaram um protesto no bairro Ingleses, após a morte de um jovem de dezesseis anos na madrugada anterior. A Polícia Militar afirma que o adolescente teria entrado em confronto com os agentes, porém a comunidade contesta essa versão.

No cenário estadual, um marcador importante neste mês da consciência negra é o fato de Santa Catarina voltar a ter uma deputada negra 89 anos após a primeira passagem de Antonieta de Barros pela Assembleia Legislativa. Vanessa da Rosa é a primeira suplente do Partido dos Trabalhadores na Alesc e assumiu o mandato após a licença do deputado Padre Pedro Baldissera. Ex-secretária de Educação em Joinville, ela atua como professora há 33 anos.

Além da roda de conversa no dia 30 de novembro, Renato Freitas deve participar de outros dois eventos em Florianópolis. No dia 1º de dezembro, às 10h, ele participa da palestra “A democracia ameaçada: como enfrentar o racismo e as fake news na política e na vida” no Auditório do Bloco Amarelo do Centro de Artes – CEART da Udesc. O evento faz parte do ciclo de debates “Ceart Antifa: Antifascista e Anti Fake News”. Durante a tarde, às 15h40, ele ministra a palestra “Racismo Estrutural e Institucional: o que é e como enfrentar”, que faz parte do Ciclo de Formação Continuada em Direitos Humanos do Instituto Federal de Santa Catarina, no Campus da Avenida Mauro Ramos.

Além da roda de conversa com Renato Freitas, o evento contará com diversas intervenções culturais, como a apresentação da DJ Aisha, do Slam Nosso Olhar, da Cia Nosso Olhar e MC’s locais. A Casa Frisson, localizada ao lado da Escadaria do Rosário, também estará aberta durante o evento. Organização e apoio das atividades: Mandato da vereadora Carla Ayres (PT); Núcleo de Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas e Centro de Artes, Design e Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina; Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus Florianópolis; Casa Frisson.

Sobre

Renato Freitas é graduado e mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Pesquisador na área de Direito Penal, Criminologia e Sociologia da Violência, já trabalhou na Defensoria Pública do Estado do Paraná e atuou como professor universitário e advogado popular. Em 2020, foi eleito vereador pelo PT na cidade de Curitiba e em 2022 conquistou 57.880 votos e uma das vagas na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.