Misturando arte e ativismo: exposições na Maratona Cultural de Florianópolis

Redação

“Um senhor entrou na exposição e vendo o teor das obras começou a entrar em pânico e olhou para a mediadora e falou: ‘Isso é extremamente desnecessário de estar aqui e esse assunto é extremamente desnecessário, deve ter sido feito por alguém negro”. A fala desse senhor demonstra que exposições como essas são mais do que necessárias, são imprescindíveis!

Recebemos nesta sexta-feira (29) de muita cultura no JTT – Manhã com Dignidade, a Francine – curadora e produtora cultural e Vento b. lima – artista e curadore, para falar sobre a programação de artes visuais, na qual foram curadoras, na Maratona Cultural de Florianópolis deste ano.

A Maratona Cultural é um evento muito importante para a cidade, possibilita o acesso à cultura de forma gratuita para a população, mostra diversas linguagens e movimenta a cidade com muita arte. Além de novas exposições a maratona dá visibilidade para movimentos culturais e exposições que já estão acontecendo na cidade.

Com o mote populações invisibilizadas com foco em arte pública e urbana, criaram as quatro exposições abaixo:

Associando a arte da política, ação e ativismo, as exposições tem também o intuito como disse Vento “que as pessoas negres se sintam representadas, que tenham uma conexão e um calorzinho de saber que isso foi feito, pensado e organizado por pessoas pretas.”

Se você é morador/a de Florianópolis venha conhecer as exposições que ainda estão acontecendo!

Assista a entrevista completa no link abaixo:

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.