Governador do Texas: “Estamos ampliando os esforços para controlar mais terras ao longo da fronteira com o México”.

O estado está se preparando para implementar uma nova lei que autoriza qualquer agente da lei a "prender qualquer pessoa que cruze a fronteira ilegalmente".

Foto: Guillermo Arias/AFP

Por RT.

As autoridades do estado do Texas ampliarão o escopo das operações de fiscalização da fronteira para combater a imigração ilegal e agora controlarão uma seção maior da fronteira entre os EUA e o México, anunciou o governador Greg Abbott.

“Desde que as autoridades do Texas assumiram o controle do posto de controle na cidade de Eagle Pass, as travessias ilegais da fronteira caíram de vários milhares para três pessoas. Agora estamos expandindo esses esforços para controlar mais a fronteira com o México”, escreveu ele em sua conta no X.

Abbott se reuniu em 4 de fevereiro com 13 governadores republicanos de outros estados. Durante a reunião, ele indicou que o Texas não limitaria seus esforços ao Shelby Park, ao longo do Rio Grande, em Eagle Pass, onde o estado assumiu o controle e limitou o acesso dos agentes federais. As forças policiais também estavam considerando a possibilidade de se deslocarem para as terras de fazendas ribeirinhas ao norte da cidade, que os migrantes continuaram a usar para atravessar, segundo o The New York Times citou uma autoridade sênior do estado.

“Neste exato momento, a Guarda Nacional do Texas está realizando operações para expandir esse esforço”, disse Abbott durante uma coletiva de imprensa no parque. “Não vamos nos limitar a este parque. Estamos expandindo para outras áreas para garantir a expansão do nosso nível de dissuasão e negação da entrada ilegal nos EUA”, acrescentou.

A reunião de domingo ocorre em um momento muito mais tenso na fronteira, com o Texas não apenas lutando para manter as cercas que colocou em algumas áreas, mas também se preparando para aplicar uma nova lei estadual, que entrará em vigor em 5 de março, que autoriza qualquer agente da lei a “prender qualquer pessoa que cruze a fronteira ilegalmente”.

As tensões entre o estado do Texas, liderado pelos republicanos, e o governo federal democrata dos EUA aumentaram em janeiro devido a abordagens diferentes da política de imigração na fronteira com o México.

Na semana passada, Biden disse que fez tudo o que estava ao seu alcance para acabar com a crise na fronteira. “Fiz tudo o que podia fazer. Apenas me dê o poder. Eu pedi isso desde o dia em que assumi o cargo. Dê-me a Patrulha de Fronteira. Dê-me as pessoas, dê-me as pessoas, os juízes. Dê-me as pessoas que podem impedir isso e fazer com que funcione direito”, disse ele.

Os Estados Unidos registraram um número recorde de travessias ilegais em dezembro passado. Em particular, entre 1º e 31 de dezembro, mais de 302.000 migrantes foram documentados tentando cruzar a fronteira sul do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.