Estudantes na Unochapecó questionam ações da reitoria

Reprodução/Youtube/Desacato.Videos

Em 2021, na Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó, foi aprovado o Parecer N. 003/CONSUP/2021 – qual altera o Estatuto da Unochapecó, tendo como origem a Resolução 001/CONSUN/2021. Entre as principais mudanças está a alteração do Art. 23 que eliminou a possibilidade de os membros da reitoria serem eleitos, em chapa, pelos três segmentos da comunidade acadêmica, por voto individual e secreto, respeitando-se o peso proporcional por segmento: I. 45% (quarenta e cinco por cento) para o corpo docente; II. 35% (trinta e cinco por cento) para o corpo discente; III. 20% (vinte por cento) para o corpo técnico-administrativo. A previsão é de que o Reitor e o Vice-Reitor sejam escolhidos pelo órgão deliberativo máximo da Fundeste que é composto por entidades que em sua maioria representam o segmento privado e não comunitário.

Também, desde 2019, mudanças relacionadas ao quatro de docentes foram realizadas.  Ocorreram várias demissões de professores de diferentes cursos. Na época, a comunidade acadêmica questionou a reitoria, mas as respostas não foram aceitas. Tendo em vista que, os professores/as exerciam papel fundamental no ensino na universidade.

Neste ano, os reflexos de fatos como este continuam. Durante o período de férias, no curso de Psicologia, uma professora foi afastada e outra demitida. O fato, gerou indignação por parte dos estudantes, e o assunto referente ao caráter comunitário e democrático da universidade novamente veio a tona. 

Na última semana, o Diretório Central de Estudantes e Centros Acadêmicos realizaram ato no Jardim das Artes para fomentar o debate com demais estudantes. Para falar sobre o assunto, estiveram no JTT-Manhã Com Dignidade a presidenta do DCE, Eduarda Ilha, coordenador do DCE, Jean Martins e a presidenta do Centro Acadêmico de Psicologia, Isadora Baldi. 

Sente em assistir à entrevista completa? Acesse:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.