Conferência pensa a produção de Martinho de Haro

Abordagem de Rosângela Cherem será no Instituto Collaço Paulo

Foto Divulgação

Por Néri Pedroso.

O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação realiza no dia 29 de maio, a partir das 19h30, mais uma etapa do programa “Retroprojetor: Encontros do Olhar”, que consiste em seis palestras, entre abril e setembro, que possam ajudar a alargar sensibilidades, reflexões e conexões com a comunidade. Com entrada gratuita a participação é por ordem de chegada e as vagas são limitadas

 Idealizada por Raul Antelo, pesquisador, professor, autor de livros, um intelectual reconhecido na área da literatura e das artes visuais, a iniciativa tem como convidada Rosângela Miranda Cherem – doutora em história pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora em literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi professora titular de história e teoria da arte no curso artes visuais e no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais no Centro de Arte (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Segue ativa com orientações, pesquisas e publicações sobre acervos e arquivos artísticos em Santa Catarina.

O segundo encontro do programa “Retroprojetor” estabelece um mergulho na mostra “Indivisível Substância: Martinho de Haro e Florianópolis”, aberta na instituição até 1º de julho. A palestra “Os Vazios de Martinho”, que tem como mediador o professor Raul Antelo, aborda o entendimento sobre modernismo e vanguarda no qual o artista é reconhecido, as singularidades que permitem pensar o seu gesto pictórico e, por fim, considerações sobre a produção de Martinho em relação ao repertório da arte contemporânea.

Aprofundar entendimento sobre exposições

Comprometido com arte educação, o intercâmbio entre especialistas de artes visuais e a partilha de conhecimento, desde a sua criação, em julho de 2022, o Instituto Collaço Paulo mantém contato com Antelo na perspectiva de realizar programas para aprofundar o entendimento sobre as exposições. “Retroprojetor: Encontros do Olhar”, portanto, entrecruza duas agendas do ano, a mostra “Indivisível Substância: Martinho de Haro e Florianópolis” e a próxima exposição, uma individual sobre Elke Hering que abre no dia 20 de julho. Produto cultural totalmente patrocinado pela Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação), o projeto expositivo de Martinho conta com o apoio das empresas Dígitro e Ibagy e possibilita uma agenda de encontros e reflexões sobre o artista.

Mensais, realizados sempre nas últimas segundas-feiras do mês, às 19h30, os encontros idealizados por Antelo buscam “um modo de desdobrar visualmente as descontinuidades do tempo da obra, em toda a sequência da linha temporal”. O viés conceitual dos encontros tem como base alguns teóricos como André Malraux (1901-1976) que vê o museu como uma afirmação e, também, outras concepções, como a do museu imaginário. Outro pensador é Didi-Huberman que, no catálogo “Atlas” (2010), diz que o desafio é “tornar a partir do zero: repensar as coisas de A a Z. Aprender de novo, sem descanso, começando pelas coisas de aparência mais simples. Ensaiar sem partir de um axioma: testar para ver, inventar novas regras do jogo e adotá-las apenas se doam algo, se são fecundas (atitude que os eruditos denominam heurística). Seja com a seriedade de uma empresa pedagógica, seja com o alvoroço de uma criança que lançará as letras do abecedário pelo ar: essa é a atitude própria da gaia ciência, com a qual Nietzsche nos incita a subverter a separação secular entre o inteligível e o sensível”.

Além de Rosângela Miranda Cherem, Antelo tem como convidados Ivo Mesquita, Bianca Tomaselli e Andrea Giunta. A abertura do programa ocorreu em 24 de abril, com o tema “Dois Discípulos de Othon Friesz: Sgarbi e Martinho”, defendido por Antelo que volta a falar em 31 de julho, às 19h30, sobre “A Eterna Ironia da Comunidade: Arte Normal, Anormal, Degenerada”.

Agenda

29 de maio de 2023, 19h30 – Rosângela Miranda Cherem – “Os Vazios de Martinho”

26 de junho de 2023, 19h30 –  Ivo Mesquita – “A Resistência da Figura: Martinho, Di Cavalcanti e Outros Brasileiros Entre 1945 e 1955”

31 de julho de 2023, 19h30 – Raul Antelo – “A Eterna Ironia da Comunidade: Arte Normal, Anormal, Degenerada”

 

28 de gosto de 2023, 19h30 – Bianca Tomaselli – “Surrealismo, Matéria e Magia”

25 de setembro de 2023, 19h30 – Andrea Giunta – “Brasilidade e Simultaneidade: Elke Hering entre Munich, Bahia e Blumenau”

PARTICIPANTES

Raul Antelo – lecionou na Universidade Federal de Santa Catarina UFSC) e nas de Duke, Texas at Austin, Maryland e Leiden. Presidiu a Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic) e recebeu o doutorado honoris causa pela Universidad Nacional de Cuyo. É autor de “Maria com Marcel. Duchamp nos Trópicos”; A Ruinologia; Visão e Potência-do-não”; “A Máquina Afilológica”; “En Muerte: Miniaturas Urbanas”; “Azulejos. Lo Transvisual y la Arqueología de lo Moderno” e “Inventário de Sonhos Usados. Goya plagia Didi-Huberman”. Editor de Mário de Andrade, Jorge Amado e João do Rio, publicou, em colaboração“Lirismo+Crítica+Arte=Poesia. Um século de Pauliceia Desvairada”.

Rosângela Miranda Cherem – doutora em história pela Universidade de São Paulo (USP) (1998) e doutora em literatura pela UFSC (2006); professora titular de história e teoria da arte no curso artes visuais e Programa de Pós-graduação em Artes Visuais no Centro de Arte (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); coordenadora do Grupo de Estudos Imagem-acontecimento; orienta, tem pesquisas e publicações sobre história das sensibilidades e percepções modernas e contemporâneas. Pesquisa, atualmente, sobre acervos e arquivos artísticos em Santa Catarina.

Ivo Mesquita – historiador da arte, curador e escritor independente baseado em São Paulo. Foi diretor técnico e curador chefe da Pinacoteca do Estado de São Paulo
(2003/15), diretor Artístico da 28ª Bienal de São Paulo (2008) e do Museu de Arte Moderna de São Paulo (1999-2002); Professor visitante no Center for Curatorial Studies, Bard College, NY (1996-2007); pesquisador e curador assistente na Fundação Bienal de São Paulo.

Bianca Tomaselli – doutora em literatura pela UFSC, com estágio na Universidad de Granada (Espanha). Mestra em artes visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora do Grupo Hispania na Escola Internacional de Doutorado da Universidade da Coruña, trabalha junto ao Institut de Recherche sur le Cinéma et l’Audiovisuel da Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, pesquisando vanguardas e fascismos pós-1945. É arquiteta e urbanista pela UFSC e bacharel em artes plásticas pela Udesc, onde foi professora colaboradora do Departamento de Artes Visuais (2015-19). Como artista, tem obras no acervo de instituições públicas como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (ES), Fundação Nacional de Artes (RJ), Fundação Joaquim Nabuco (PE) e Museu Nacional Victor Meirelles (SC).

Andrea Giunta – curadora, escritora e professora de arte latino-americana e arte moderna e contemporânea na Universidad de Buenos Aires, onde doutorou-se. Co-curadora da exposição “Radical Women: Latin American Art – 1960–1985”, Hammer Museum, LA, Brooklyn Museum, NY e Pinacoteca de São Paulo (2017-18). Curadora chefe da 12ª Bienal do Mercosul, “Feminismo(s). Visualidades, Ações, Afetos”, Porto Alegre (2020) e da exposição “Puisqu’il Fallait Tout Repenser” (Galería Rolf, Buenos Aires, 2020 / Les Rencontres d’Arles, 2021). Autora de “Feminismo y Arte Latinoamericano. Historias de Mujeres que Emanciparon el Cuerpo” (Siglo 21, 2018, 8ª ed. 2022), traduzido como “The Political Body” (University of California Press, 2022) e de “Contra el Canon. El Arte Contemporáneo en un Mundo Sin Centro” (Siglo 21, 2020), traduzido ao português, “Contra o Cânone: Arte Contemporânea em Um Mundo Sem Centro (Editora Nave, 2022).

Serviço

O quê: Palestra “Os Vazios de Martinho”, de Rosângela Miranda Cherem

Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, Quando: até 1º.7.2023, seg. a sáb., 13h30 às 18h30

Quanto: gratuito. Com vagas limitadas, a participação é por ordem de chegada.

 

O quê: exposição: “Indivisível Substância: Martinho de Haro e Florianópolis”

Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, Quando: até 1º.7.2023, seg. a sáb., 13h30 às 18h30

Quanto: gratuito

Equipe Técnica

Curadoria, expografia e textos: Francine Goudel e Ylmar Corrêa Neto

Revisão e edição de textos: Néri Pedroso

Coordenação de montagem: Cristina Maria Dalla Nora

Montagem: Flávio Xanxa Brunetto

Material educativo: Ana Martins e Joana Amarante

Material gráfico: Lorena Galery

Fotografia: Eduardo Marques

Saiba mais

www.institutocollacopaulo.com.br

@institutocollacopaulo

https://www.youtube.com/watch?v=xqZmf4BGhvE

 

Contato

NProduções – Néri Pedroso (48) 99911-9837

[email protected]

Realização

Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação

Apoio Cultural

Dígitro e Ibagy

Patrocínio

Produto cultural totalmente patrocinado pelo Município de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação). ENTRADA GRATUITA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.