Carta aberta da população em situação de rua de São José

São José

Nós, População em Situação de Rua e usuários do Centro Pop – Serviço de acolhimento da população em situação de rua da cidade de São José, viemos através dessa carta denunciar ações violadoras de direitos e truculenta partindo da Guarda Municipal de São José, para com os usuários do serviço e com os trabalhadores da equipe.

Nos últimos dias vivenciamos situações arbitrárias que desencadearam: AGRESSÕES VERBAIS, AMEAÇAS COM SPRAY DE PIMENTA, ARMAS DE CHOQUE E ARMAS DE GRANDE CALIBRE.

Houve violações de direitos básicos como: Documentações pessoais, cobertas e colchões, sacolas de roupas, todas jogadas no caminhão de lixo por ordem da prefeitura, uma típica prática de limpeza social nas ruas da cidade. Essa situação agrava-se, pois estamos no inverno e o município de São José não possui albergue municipal, nem programa de habitação a pessoas com vulnerabilidade social.

Os fatos ocorreram na segunda feira (25/07), e se estenderam a ameaças de proibição da permanência dos moradores em situação de rua, embaixo das marquises dos espaços públicos.

A partir do agravamento das situações dos últimos dias, convidamos a comunidade de São José, Movimentos sociais, Entidades da sociedade civil, Defensores de Direitos Humanos, para prestar solidariedade e participar da:

Assembleia em Defesa dos Direitos Humanos da População em Situação de Rua.
Nesta quarta-feira, 3 de agosto, às 13h30min.
No Centro Pop de São José.
Rua Joaquim Vaz n° 1647 – São José/SC

São José, 28 de julho de 2016