Tarifa Zero, antiga luta da esquerda, pode acontecer em Florianópolis. Como e por quê? Entrevista

Imagem: Captura de tela.

Redação/Portal Desacato.

Alguns municípios brasileiros, incluindo cidades de SC adotaram a “Tarifa Zero” da passagem de ônibus, bandeira histórica da esquerda.

Em 2004 na cidade de Florianópolis, estudantes e trabalhadores foram às ruas se manifestar contra o aumento do preço da passagem, conquistando a diminuição no preço da tarifa. Esse episódio ficou conhecido como a Revolta da Catraca e simbolizou o início da luta para que a tarifa do transporte seja zerada.

Topázio Neto (PSD), prefeito de Florianópolis, pretende adotar o “Tarifa Zero”. Por que agora? Os governos conservadores tornaram-se defensores dos direitos da população? Quem e como se subsidia a Tarifa Zero?

Apoiador histórico do Sistema de Tarifa Zero o Portal Desacato precisou ouvir os que sabem como funciona e lutam por ele desde sempre. Assim sendo, no seu programa matinal, JTT – Jornal dos Trabalhadores e Trabalhadoras, entrevistou com a apresentação de Rosangela Bion de Assis e a participação do arquiteto urbanista e ex-vereador Lino Peres e do jornalista Julio Castellain, a Lúcia Maria Mendonça Santos, engenheira civil, com especialização em Transportes Público e Trânsito, coordenadora da Setorial Nacional de Logística, Transportes e Trânsito do PT e Lafaiete Neves, professor aposentado do Departamento de Economia da UFPR, Conselheiro Titular do Conselho da Cidade de Curitiba, autor do livro Transporte Coletivo e Movimentos Populares em Curitiba.

Assista ou escute a entrevista completa clicando vídeo abaixo:

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.