Privatização da Celepar: Quando o ataque à Soberania Digital vem de dentro

A Celepar está sendo privatizada no governo do Paraná: sem estudo, sem debate com a sociedade, sem avaliação. É a primeira empresa pública de Tecnologia da Informação sendo privatizada em tempos pós-LGPD, e este assunto nos causa muita preocupação, pois cria precedentes perigosos para as demais estatais de TI. As empresas públicas de TI (como Serpro, Dataprev) são responsáveis pela gestão de dados estratégicos, sistemas críticos do Estado e serviços digitais essenciais para a população. Sua privatização ou enfraquecimento representa risco direto à soberania digital, à democracia e ao desenvolvimento nacional. Com a entrega de dados críticos para a iniciativa privada, teme-se que as pessoas fiquem vulneráveis à exploração, a golpes e a diversos crimes cibernéticos, especialmente crianças, adolescentes e idosos. Não são apenas dados dos paranaenses que são impactados, pois Celepar presta serviços para outros estados (por exemplo: nota fiscal pernambucana).

No dia 12/9, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) identificou uma série de falhas no processo de desestatização da Celepar. Para conversar com Fred Guimarães e Thiago Skárnio sobre o assunto, o Tecnofeudália desta terça (16/9, 19h) convidou Jonsué Martins, representante dos trabalhadores da Celepar e do movimento Salve Seus Dados PR.


Descubra mais sobre Desacato

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Are you human? Please solve:Captcha


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.