Presidente chileno anuncia que abrirá embaixada na Palestina

Presidente chileno, Gabriel Boric no Club Palestino. Foto via Pátria Latina
O presidente chileno, Gabriel Boric, participou no dia 21 de dezembro de 2022 de uma atividade de Natal no Club Palestino em que anunciou que planeja abrir uma embaixada na Palestina.
“Vamos elevar o caráter de nossa representação oficial na Palestina de encarregado de negócios hoje, vamos abrir uma embaixada em nosso governo para dar a representação correspondente”, disse Boric durante um evento de Natal com a comunidade palestina em Chile, o maior fora do mundo árabe.
O presidente chileno também expressou sua esperança de que sua decisão tenha eco em todo o continente latino-americano, enfatizando que um povo que sofre sob a “ocupação ilegal” israelense não pode ser esquecido.
“Não podemos esquecer uma comunidade que sofre com uma ocupação ilegal, uma comunidade que resiste, uma comunidade que vê seus direitos e dignidade violados todos os dias”, acrescentou.
Além disso, lamentou não ter visto a Palestina nos mapas, embora se trate de “um povo que existe, que resiste, que tem história”.
O Chile mantém um escritório de representação na cidade palestina de Ramallah desde 1998, enquanto a Palestina mantém uma embaixada em Santiago, capital chilena.

Sionismo ataca o presidente chileno

O anúncio de Boric segue-se às tensões desencadeadas em setembro passado nas relações do Chile com o regime israelense, depois que o presidente chileno suspendeu o recebimento de credenciais do embaixador de Israel devido à morte de um adolescente palestino.
Embora, dias depois, esse impasse diplomático tenha sido supostamente encerrado, a atitude do governo chileno em defesa do povo palestino foi valorizada pelo país árabe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.