O programa desta edição terá o objetivo de trazer a luz o conceito de desejo para a psicanálise e a sua função nos processos psicanalíticos. O que significa dizer, segundo Lacan, que o desejo é o desejo do Outro? O que se quer quando se deseja?

A introdução do desejo se inicia, tanto para Lacan quanto para Freud na primeira relação do bebê com sua mãe. É na pergunta “o que minha mãe quer” que se funda a presença do desejo no sujeito.

Ainda que a constituição do desejo se dê a partir desta primeira relação fusional com a mãe, é na possibilidade dessa separação, tanto da mãe quanto do filho, que o desejo nasce no sujeito.

Quais são as consequências dessas primeiras relações para um sujeito? Como a noção de desejo e os conceitos em torno dele pode ajudar para a compreensão de nossas angústias e dores da alma?

Essas e outras perguntas serão elucidadas pelos nossos convidados Flaviana Pires Oliveira e Oseias Marques Padilha, ambos com formação freudiana e lacaniana. O programa destina-se a todos aqueles que possuem o interesse em conhecer melhor a psicanálise, estudantes ou não desta práxis.

Se você gosta do nosso trabalho, considere contribuir com o jornalismo inclusivo e de autogestão do Portal Desacato. Faça um PIX! Chave PIX: [email protected] ou acesse https://desacato.info/seja-um-a-leitor-a-amigo-a/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.