Museu Victor Meirelles recebe performance participativa baseada na arte de Marina Abramovic

“Y ANDÊ – corpos na cidade” faz parte da pesquisa urbano-psicanalítica de Tatiane Fuggi, intitulada “Cidade-corpo: corpos na cidade”, que estuda palavras grafadas, talhadas e inscritas nos muros de Florianópolis (SC) há mais de 10 anos.

Ensaio Y ANDÊ – corpos na cidade no Haôma Baixo Centro Bar – Foto Vitória Vision

O auditório do Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC) será palco da performance “Y ANDÊ – corpos na cidade”, na qual o público será convidado a escrever o que vier à mente no corpo das artistas Tatiane Fuggi, pesquisadora e psicóloga, e Paula Maba, atriz, em uma ação que funde artes cênicas e artes plásticas e busca comparar os escritos da cidade e o escrito dos corpos. O conceito de performance com o corpo foi usado pela primeira vez na década de 1950 pelo norte-americano Allan Kaprow, mas foi popularizado pela artista sérvia Marina Abramovic na década de 1970. O evento acontece no dia 12 de agosto de 2023, sábado, das 12 às 15h e com entrada gratuita.

“Y ANDÊ – corpos na cidade” faz parte da pesquisa urbano-psicanalítica de Tatiane, intitulada “Cidade-corpo: corpos na cidade”, que estuda palavras grafadas, talhadas e inscritas nos muros de Florianópolis (SC) há mais de 10 anos. Foram percebidas diversas temáticas importantes que circulam o imaginário, a vida e a fantasia das pessoas. Além disso, notou-se que muitos temas expostos nos muros não são discutidos constantemente em espaços públicos, mas são carregados corporalmente, a exemplo de cultura, arte, música, sexualidade, ódio, fome, vulnerabilidade social etc.

Tais temas se tornam palavras de relevância e com poder interpretativo através do olhar para a cidade. Viram inscrições urbanas, fotografadas, lidas, recriadas, rasgadas e refeitas na composição peculiar que torna a cidade um corpo vivo e não somente um livro. Y ANDÊ significa “nós” em guarani. Nas palavras das artistas, “é o andar pra frente, abertura de caminhos, nome de mulher. É território, esfregaço, amor e morte, tudo reside dentro de uma mesma palavra. A cidade é um enxame de palavras e corpos. E você e seu corpo na cidade, que espaços pode ocupar? Quais corpos são permitidos na cidade? O que é corpo? Você já escreveu nos muros? Sua palavra escrita é corpo marcando um lugar? O que nos atravessa como palavra fica no corpo? Qual a influência da cidade em nosso inconsciente?”.

Tatiane Fuggi

Pesquisadora urbano-psicanalítica do Projeto “Cidade-corpo, corpos na cidade”, performer e diretora artística em “Y ANDÊ – corpos na cidade”. Psicóloga graduada pela Universidade Estadual de Maringá (2002) e Analista praticante da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP- SC) – Seção Sul com atuação clínica psicanalítica desde 2003. Tem atuação artística desde 1995 em peças teatrais e folclóricas junto a grupos de Capoeira, Maculelê e puxada de rede. É cofundadora do Bloco de Samba Contestado2018 (Florianópolis – SC) e fundadora da roda de samba de mulheres Samba das Sete Saias em 2017. É colaboradora do Cinema na Rua na Travessa Cultural 2014 -2019. Coordena as rodas de conversa “Cidade: espaços de angústia, espaços de desejo” realizadas no antigo Tralharia. É apoiadora e participante dos maracatus Arrasta Ilha e Baque Mulher de Florianópolis. É atuante cultural na Fanfarra da Ponte desde 2022.

Paula Maba

É atriz convidada em “Y ANDÊ – corpos na cidade”. Pesquisadora, professora encenadora e atriz, possui mais de 16 anos de carreira no teatro. Formada pela Universidade Estadual de Santa Catarina, acumula vasta experiência nas áreas de teatro na comunidade e em formação de grupo. Atualmente coordena pedagogicamente os projetos culturais da Associação Cultural Baiacu de Alguém, sediada no bairro Santo Antônio de Lisboa, onde também atua como Líder da Coalizão Comunitária do Projeto Comunidades que Cuidam Brasil. Além de atuar em Y ANDÊ, encontra-se em processo de construção e pesquisa do espetáculo de dança Afará Oni: Afro Butoh Ijó com direção de Benjamim Abras.

Rômulo Boettcher

Educador musical, multi-instrumentista e pesquisador de materiais sonoros, desenvolve oficinas experimentais de construção de instrumentos com materiais alternativos em instituições do terceiro setor, escolas da rede pública e privadas desde 2012. Realiza trabalhos de sonoplastia ao vivo e trilhas sonoras em peças de teatro e contação de histórias. Em “Y ANDÊ – corpos na cidade”, faz a direção musical e pesquisa sonora.

SERVIÇO

O QUÊ: Performance Y ANDÊ – corpos na cidade

QUEM: Artistas Tatiane Fuggi e Paula Maba

QUANDO: 12 de agosto de 2023, das 12 às 15h

ONDE: Museu Victor Meirelles. Rua Victor Meirelles, 59, Centro. Florianópolis, SC

LINGUAGEM: Performance Art

PESQUISA E CRIAÇÃO ARTÍSTICA: Tatiane Fuggi

ATUAÇÃO: Paula Maba

PESQUISA SONORA E MÚSICA ORIGINAL: Rômulo Boettcher

FIGURINO: Fred Strapazolli

MAQUIAGEM: Tatiane Fuggi e Paula Maba

PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: Vitória Vision

ENTRADA GRATUITA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.