Museu Victor Meirelles inaugura exposição com obras do famoso artista e seus professores e alunos

Estarão em cartaz obras do acervo de autoria de Meirelles e de artistas que foram seus professores ou alunos em seus mais de quarenta anos de relação com a Academia Imperial de Belas Artes (AIBA).

Vista parcial da cidade de Nossa Senhora do Desterro – atual Florianópolis. Victor Meirelles, circa 1851, óleo sobre tela. Reprodução fotográfica por Ana Viegas – Divulgação/MVM

Às 18h30min do dia em que serão celebrados os 191 anos de nascimento de Victor Meirelles de Lima, 18 de agosto de 2023 (sexta-feira), O Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC) vai inaugurar a exposição “Victor Meirelles – De aprendiz a professor”. Estarão em cartaz obras do acervo de autoria de Meirelles e de artistas que foram seus professores ou alunos em seus mais de quarenta anos de relação com a Academia Imperial de Belas Artes (AIBA). Com entrada gratuita e visitação de terça a sexta-feira, das 10 às 18h, e aos sábados, das 10 às 15h, o público poderá compreender parte do processo acadêmico brasileiro novecentista, bem como as atividades envolvidas na composição de obras no período.

A produção de Meirelles, juntamente com outros trabalhos artísticos da época, contribuiu para a promoção de valores e ideais que refletiam a aspiração de uma sociedade que se entendia como “mais civilizada e desenvolvida”. Através da arte, os artistas brasileiros buscaram não apenas documentar a história e a cultura do país, mas também influenciar a percepção pública e moldar uma imagem positiva do Brasil como nação. A presença da Missão Francesa e o surgimento da Academia Imperial de Belas Artes foram marcos fundamentais na história da arte brasileira do Século XIX, desempenhando um papel crucial na formação da identidade cultural e nacional do Brasil.

Saiba mais

Victor Meirelles de Lima

Victor Meirelles de Lima nasceu em Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, em 18 de agosto de 1832, filho do imigrante português Antônio Meirelles de Lima e da brasileira Maria da Conceição. Pintor, desenhista e professor, começou sua trajetória precocemente, realizando paisagens da cidade. Frequentou a Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, e aos vinte anos conquistou o Prêmio Especial de Viagem à Europa. De 1853 a 1861, viveu primeiro na Itália e em seguida na França, onde se dedicou ao estudo e ao trabalho.

Foi professor honorário da Academia Imperial de Belas Artes, onde ensinou pintura histórica e professor do Liceu de Artes e Ofícios, no Rio de Janeiro. Autor de quadros históricos, retratos, panoramas e da mais popular das telas brasileiras, “Primeira Missa no Brasil”, exposta no Salão de Paris em 1861 (obra pertencente ao acervo do Museu Nacional de Belas Artes/Ibram/MinC), Victor Meirelles deixou um extraordinário acervo, minuciosos esboços, estudos em papel e óleos sobre tela. O artista faleceu no Rio de Janeiro em 22 de fevereiro de 1903.

A Morta. Victor Meirelles, sem data, óleo sobre tela. Reprodução fotográfica por Ana Viegas – Divulgação/MVM

Semana Victor Meirelles

Além da exposição “Victor Meirelles – De aprendiz a professor”, o Museu Victor Meirelles também vai inaugurar, na semana do nascimento de Meirelles, a exposição “Aldo Beck: Memória das Coisas”. A partir das 18h30min do dia 16 de agosto de 2023, quarta-feira, serão apresentadas diferentes facetas da produção do artista Aldo Beck (Florianópolis, 1919-1999) – processos criativos, pinturas de paisagens, reproduções da arquitetura da cidade, retratos de pessoas da comunidade ilhéu e experimentações que se distanciam de seus trabalhos tradicionais, com uso de diferentes técnicas e linguagens.

Ainda nesta semana, nos dias 17 e 18 de agosto de 2023, quinta e sexta-feira, das 14 às 18h, acontecerá a oficina de grafite gratuita ministrada pelo artista, grafiteiro e designer Felipe Álvaro “Mofas”, que ensinará os princípios básicos do grafite na teoria e na prática. Podem participar jovens dos 12 aos 18 anos de idade, que receberão certificado mediante presença nas duas datas. As vagas são limitadas e exigem preenchimento de formulário disponível no site https://doity.com.br/oficina-de-grafitti-com-el-mofas

Por fim, no sábado, 19 de agosto, às 10h30min, o artista Fernando Burjato será o segundo palestrante da série mensal “Como o artista lê o que pinta?”, na qual artistas contemporâneos convidados debatem sobre problemáticas que envolvem questões da linguagem da pintura em suas práticas. A organização é do Ateliê de pintura do Centro de Artes, Design e Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Ceart/Udesc), com entrada gratuita e aberta ao público em geral. Interessados receberão certificado mediante assinatura em lista de presença.

SERVIÇO

O QUÊ: Abertura da exposição “Victor Meirelles – De aprendiz a professor”

QUANDO: Sexta-feira, 18 de agosto de 2023, 18h30min

ONDE: Museu Victor Meirelles. Rua Victor Meirelles, 59, Centro. Florianópolis, SC

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ATIVIDADES DA SEMANA:

https://museuvictormeirelles.museus.gov.br

 

ENTRADA GRATUITA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.