CIMI Sul Informa: Ataque aos povos Guarani e Kaingang em Santa Catarina

Redação

No JTT – A Manhã com Dignidade desta segunda-feira, 2, o representante do Conselho Indigenista Missionário Sul, da região de Florianópolis, Cleber Buzatto esteve presente denunciando os diversos ataques que povos indígenas sofreram nas últimas semanas em Santa Catarina.

Após um mês de ações violentas em terras indígenas Tarumã, onde casas e pontes foram destruídas, mais uma vez a região foi alvo de ataques. Na semana passada, a ponte que dá acesso à terra indígena Tarumã, localizada no município de Araquari, foi destruída.

Segundo Cleber, cerca de 20 famílias, ou seja, 100 pessoas, foram afetadas com mais esse ataque ao povo indígena Guarani. As autoridades como Ministério Público Federal, Polícia Federal e a FUNAI foram acionadas.

O evidente uso de maquinários grandes e pesados explicita que se trata de uma ação coordenada. A presença de veículos e funcionários em uma empresa privada de segurança utilizando drones, monitorando a movimentação dos indígenas Guarani, preocupa a todos.

Já em Blumenau, famílias Kaingang foram alvo de ataques da própria Prefeitura Municipal que destruiu uma casa utilizada pelas famílias há mais de 20 anos, sem qualquer ordem de reintegração de posse.

A preocupação é que ações como essas avancem, uma vez que poucas medidas são tomadas por parte das autoridades, deixando que acontecimentos como esses sigam impunes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.