Manifestações tomam as ruas da capital mexicana

O mês de novembro na Cidade do México foi palco de grandes marchas que ganharam visibilidade internacional. Qual o motivo das marchas? Sobre o tema, entrevistamos o jornalista Nano Carballal Cano da Universidade Autônoma do México.

A primeira manifestação ocorreu no dia 13 de novembro, convocada pela Frente Cívico Nacional, partido que se opõe ao governo de Andrés Manuel López Obrador. Segundo Nano Carballal Cano, a manifestação teve como pretexto a contrariedade a reforma eleitoral impulsionada pelo Presidente da República. A reforma constitucional prevê eleições diretas de conselheiros e magistrados, diminuição no número de congressistas, unificação dos organismos eleitorais, redução dos gastos de campanha e substituição do Instituto Nacional Eleitoral – INE por um Instituto Nacional de Eleições e Consultas autônomo.

Sobre a marcha do dia 13/11 o presidente López Obrador diz: “lo que más molesta es la hipocresía, la simulación. Fue muy importante la marcha de ayer, una especie strep tease del conservadurismo en México”. Segundo os dados oficiais, participaram da marcha cerca de 12 mil pessoas, mas segundo Nano, foram muitas mais.

Duas semanas depois Lópes Obrador, pela primeira vez em 4 anos, convocou uma manifestação em apoio ao seu projeto de Governo (chamado de a IV Transformação) e para celebrar as conquistas alcançadas nesses quatro anos de gestão. Durante a manifestação, o presidente fez um informe sobre a gestão presidencial.

A marcha do dia 27 de novembro foi muito mais numerosa que a anterior, segundo as autoridades da capital mexicana, participaram aproximadamente 1 milhão e 200 mil pessoas, mas, segundo Nano, é difícil saber se os números oficiais são verídicos porque a manifestação durou cerca de 7 horas e percorreu diversas ruas da capital mexicana.

Assista à entrevista completa no link abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.