O Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC) suspenderá a visitação e atendimentos presenciais por prazo indeterminado a partir do dia 29 de dezembro de 2023 (sexta-feira), em razão da demolição dos dois prédios que abrigaram o PROCON estadual e estão desocupados desde 2021. Os edifícios interligados, um de três e outro de quatro pavimentos, com área total de 1.012m², fazem divisa com o museu. A ação será conduzida pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Administração, com especial atenção para preservar a estrutura do Museu Victor Meirelles.
A reabertura do museu está condicionada ao calendário da obra, com prazo de conclusão de 90 dias e início a partir de 05 de janeiro de 2024. Nos dias anteriores, a equipe MVM atuará internamente com a proteção do acervo contra possíveis efeitos gerados pelos impactos da demolição. No período, as redes sociais Facebook e Instagram (@museuvictormeirelles) permanecerão ativas, bem como os atendimentos online a estudantes e pesquisadores e o planejamento para a agenda 2024. No dia 23 de dezembro, sábado, véspera de Natal, também não haverá expediente e visitação.
É importante lembrar que o fechamento foi autorizado pela Presidência do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com base no Art. 7º da Instrução Normativa nº 2, de 5 de Abril de 2021, que estabelece que “situações excepcionais, sem caráter de urgência, que possam determinar a abertura ou o fechamento da unidade museológica do Ibram em dias ou horários diferentes do previsto nesta Instrução Normativa deverão ser submetidas à aprovação prévia da Presidência do Ibram, no prazo de cinco dias antes da abertura ou fechamento do museu”.