Sob protestos, Trump vai a Londres para encontro com Theresa May

Presidente dos EUA se encontra com a primeira-ministra do Reino Unido após criticá-la em entrevista; 'eu disse à Theresa May como ela teria de fazer, mas ela não me ouviu', afirmou Trump sobre Brexit.

Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump se encontra nesta sexta-feira (13/07) com a premiê britânica Theresa May em Londres, capital inglesa. Diversos protestos contra a visita do norte-americano já foram marcados em diferentes regiões da cidade.

O encontro ocorre após Trump ter criticado May em uma entrevista ao jornal britânico The Sun. Ao periódico, o presidente dos EUA afirmou que “gostava” de May, mas que ela “não tinha escutado seus conselhos” sobre o Brexit.

“Eu disse à Theresa May como ela teria de fazer, mas ela não me ouviu. Ela quis tomar um caminho diferente. Eu diria que ela tomou o caminho contrário. Esse plano, como está, deixará os EUA negociando com a UE, e não com o Reino Unido”, afirmou Trump sobre a saída do Reino Unido da União Europeia.

Ainda sobre o Brexit, Trump disse que o plano de May “matará qualquer possibilidade de acordo comercial com os Estados Unidos”.

“O acordo que ela está fechando é bem diferente daquele no qual as pessoas votaram. Não foi o acordo que estava no referendo. É tudo o que tenho ouvido nos últimos três dias. Soube que houve várias renúncias, o que quer dizer que muitos não gostam disso”, afirmou o presidente norte-americano.

O governo de May enfrentou dificuldades na última semana devido à renúncia do ministro negociador para o Brexit, David Davis, e do ministro das Relações Exteriores, Boris Johnson, a quem Trump elogiou e disse que poderia ser tornar um “excelente” primeiro-ministro.

Protestos

De acordo com a polícia de Londres, mais de cem protestos devem ocorrer na capital inglesa nesta sexta-feira (13/07). A maior concentração está prevista para acontecer em frente ao Parlamento britânico, onde um grande balão representando um boneco de Trump usando fraldas já foi colocado.

Após o encontro com May, o presidente e a primeira-dama, Melania Trump, irão se encontrar com a rainha Elizabeth no Castelo de Windsor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.