Mostra Independente XØKE – Perfomances e Arte

Mostra Independente XØKE chega em sua segunda edição com o tema “Arte de Guerra”

Mostra Independente XØKE – Perfomances e Arte

A XØKE – Mostra Independente de Arte de Guerra, que acontece entre 7 e 11 de dezembro de 2016 em Florianópolis, é um evento provocado pelo ETC – experiência.trânsito.corpo – para intervir e desestabilizar a coreografia imposta na cidade. Serão 5 dias de programação com mais de 40 ações, entre interferências urbanas – performances em lugares abertos, algumas com participação do público –, exibição de vídeos de XØKE e  intervenções impressas. É um espaço para corpos, gestos, gritos, imagens, impulsos, repúdios, transições, transmutações, provocações e o que servir no combate contra o ‘cistema’ e suas paredes, grades, correntes e forças impostas.

26-esbarra-foto-carla-abraao

O  ETC usa ações diretas – em choque com as normas vigentes – com interferências no fluxo cotidiano. O grupo inquieta-se por provocar gradativos ruídos na frequência contínua que visa domesticar e despolitizar a relação entre corpo e cidade. O trânsito configura a sua manifestação enquanto coletivo: energético, catártico e efêmero.

Em 2015 a primeira edição da XØKE foi uma co-realização do ETC com o Micro Centro Cultural Casa Vermelha, em Florianópolis. Além de artistas, grupos e coletivos locais a XØKE recebeu performers das cidades de São Paulo (SP), Campo Grande (MS), Brasília (DF) e Curitiba (PR), com um público estimado em mais de 400 pessoas, que transitaram pelas ações. Esta segunda edição ocupará os espaços públicos da cidade, como o Largo da Alfândega, Parque da Luz, Mercado Público, Ponta do Coral, Travessa Ratcliff, Rua Felipe Schmidt, Terminal Cidade de Florianópolis, entre outros.

17-cool-for-the-summer-floripa-edition-0224

A edição de 2016 conta com cerca de 33 ações performáticas, além de duas oficinas: “Auto-gestão do glamour”, com Kali Turrer e Raíssa Éris Grim e “ Cool for the summer” com TSM. São mais de 100 artistas envolvidos, de seis estados (SC, RS, PR, SP, MS, ES), dispostos a XØKAR na cidade. A mostra tem parceria com os espaços da ADEH (associação que trabalha em prol da efetivação dos Direitos Humanos, com enfoque na cidadania de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais), Fundação BADESC, Micro Centro Cultural Casa Vermelha (um espaço cultural independente localizado na R. Conselheiro Mafra) e com a Casa de Noca.

No fim da tarde do primeiro dia, quarta-feira (07), acontece o “ATO DE XØKE”, um cortejo de abertura que percorrerá as ruas do centro da cidade e que tem como destino o Parque da Luz onde acontece o ‘Sarau Profano’. Na sexta-feira (11) à noite acontece a festa de confraternização “La Xocata – cerimônia de causamento da XØKE”,  na Casa de Noca (Av. das Rendeiras – Lagoa da Conceição) com 04 ações performáticas, mais a exibição dos Vídeos de XØKE. São 19 vídeos-performances de artistas das cidades de Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Macapá, Curitiba, Recife, Campinas e dos países Portugal e México, divididos em três dias de exibição: Dia 8 na Fundação Badesc, no dia 09 na festa “La Xocata” e o terceiro acontece no Largo da Alfândega pelo projeto do ETC, CineMeioFio.

37-o-que-te-diz-meu-corpo24

O encerramento da mostra será o “PicNic Amor & Guerra” na Ponta do Coral, com uma aula pública sobre o Amor com a professora da UDESC, Fátima Lima, além de oficina de tecido acrobático, discotecagem e intervenções artísticas. A programação completa está na página do evento: facebook.com/mostraxoke

22-galan-delon24

SERVIÇO

O quê: XØKE – Mostra Independente de Arte de Guerra

Quando: 7 a 11 de dezembro

Onde: Espaços públicos da cidade, ADEH, Fundação BADESC, Casa Vermelha, Casa de Noca.

Quanto: Gratuito

Informações e programação completa na página e evento:

facebook.com/mostraxoke

https://www.facebook.com/events/1728861337364840/

Você precisa estar logado para postar um comentário Login