Em defesa de nossas adolescentes e do CONANDA

Foto: Misha Voguel – pexels.com

Por Iolete Silva*

No dia 30 de dezembro de 2020 encerro minha gestão no CONANDA, como representante da sociedade civil pelo Conselho Federal de Psicologia. Ao fazer um balanço de 2020 aponto algumas razões para ampliarmos a nossa luta nos anos vindouros.

O ano que encerra foi bastante desafiador, não somente pela pandemia e as quase 200.000 mil mortes que afetaram inúmeras famílias brasileiras. Mas também pela crescente violência contra crianças e adolescentes. Foram tantas mortes provocadas pelo racismo estrutural e esgarçamento das políticas públicas de atenção a infância e adolescência.Miguel foi assassinado em Recife enquanto acompanhava a mãe no trabalho, João Pedro foi morto dentro de casa em São Gonçalo e tantas outras.

O Fórum Brasileiro de Segurança Pública apontou 2.215 crianças e adolescentes assassinadas nos últimos três anos. Vimos também a crescente violência sexual contra crianças e adolescentes. O país foi mobilizado com a notícia de gravidez da criança que engravidou após estupro e teve muitas barreiras e sofreu outras violências para acessar o aborto legal. A menina indígena Saterê Mawé de 5 anos sequestrada enquanto dormia, foi estuprada e morta. E foram tantas outras meninas e adolescentes do país atingidas pela violência sexual.

As adolescentes privadas de liberdades não têm o reconhecimento dos seus direitos, sofrem violência de gênero e racismo e a resolução do CONANDA que defendeu seus direitos é atacada publicamente. É nesse cenário de pandemia, de intensificação da violência que o CONANDA, o guardião dos direitos da criança e do adolescente sofre ataques. E quando a política da infância e adolescência sofre redução drástica de investimento público, e os serviços de atenção à infância encolhem com a retirada de dinheiro do SUAS, efeitos da emenda constitucional 95. Por todas essas razões e para que possamos lutar por um brasil melhor para crianças e adolescentes convido você e somar no dia 29 de dezembro de 2020 como o dia de luta em defesa das adolescentes e do CONANDA.

Como você pode colaborar? Organize uma transmissão ao vivo!

Utilize a hastag #eulutopelasadolescentesdoSINASE #eulutopeloCONANDA

*Iolete Silva é presidenta da atual gestão do CONANDA – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do adolescente

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.