Colômbia anuncia sua entrada na OTAN e OCDE

 Foto: Nelson Cárdenas – SIG

247, com Prensa Latina – “Formalizaremos em Bruxelas na próxima semana o ingresso da Colômbia na Otan na categoria de sócio global. Seremos o único país da América Latina com este privilégio”, disse o mandatário, em pronunciamento transmitido por rede nacional de televisão.

A notícia foi intercalada em um discurso de celebração por motivo da admissão da Colômbia nesta sexta-feira como novo membro da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).

“Ser parte da OCDE e da Otan melhora a imagem da Colômbia e nos permite ter muito mais jogo no cenário internacional’, opinou Santos.

O chefe de Estado qualificou a OCDE de “uma organização internacional de grande prestígio que reúne os países com as melhores práticas de todo o mundo”.

Na próxima quarta-feira (30) em Paris, Santos e o secretário geral da OCDE, o mexicano Angel Gurría, assinarão o acordo de acesso.

A adesão se tornará efetiva quando a Colômbia cumprir uma série de passos internos, em particular a ratificação pelo parlamento da convenção da OCDE, assim como o depósito do instrumento de adesão perante o governo francês.

Em relação à Otan, além da Colômbia, são considerados sócios globais desse bloco Afeganistão, Austrália, Iraque, Japão, Coreia do Sul, Mongólia, Nova Zelêndia e Paquistão.

Aliança militar, a Otan tem sido questionada historicamente por práticas expansionistas e intervencionistas, que seus membros tentam justificar como suposta solução de conflitos internacionais.

FONTEBrasil 247.
COMPARTILHAR
Artigo anteriorAçougue
Próximo artigoCaminhoneiros

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.