Presidente da Colômbia, Gustavo Petro é indicado ao Prêmio Nobel da Paz

Petro será um dos candidatos ao Prêmio Nobel da Paz de 2024, que se´rá anunciado em outubro

Victor Farinelli, Ópera Mundi.

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro foi homologado como candidato ao Prêmio Nobel da Paz de 2024.

A indicação surgiu por ação do deputado norueguês Rasmus Hansson, conhecido em diversos países da Europa por seu papel como ativista em temas ambientas.

Membro do Partido Verde da Noruega, o parlamentar justificou sua iniciativa de apresentar a candidatura de Petro afirmando que o mandatário progressista sul-americano é “uma inspiração para o mundo”.

“Petro promove uma política de paz criativa, moderna e abrangente. Seu governo mostra, na prática, que o diálogo com os grupos armados pode ser um meio eficaz para resolver conflitos e reduzir a violência”, complementou Hansson.

A declaração se refere às duas negociações de paz promovidas pelo atual governo colombiano, com o Exército de Libertação Nacional (ELN) e com o Estado Maior das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC-EMC).

O deputado norueguês também destacou, como argumentos para a indicação do colombiano, as políticas públicas promovidas por seu governo, as quais, segundo ele, “são um fator de inclusão de povos indígenas, mulheres, crianças e jovens”.

Resposta de Petro

Através das suas redes sociais, o presidente da Colômbia agradeceu a iniciativa de Hansson.

Em uma breve publicação, o mandatário acrescentou que “seguiremos fazendo de tudo para alcançar a paz na Colômbia”.

Além de Gustavo Petro, há outros três candidatos já oficiais na disputa pelo Prêmio Nobel da Paz de 2024: o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, e a organização israelense B’Tselem – contrária ao governo de Benjamin Netanyahu, ao qual já acusou de submeter os territórios palestinos a um regime de apartheis – e a (israelense) e palestina al-Haq.

Caso seja o vencedor, Petro seria o segundo presidente colombiano a receber o prêmio neste século. Em 2016, o então mandatário Juan Manuel Santos foi escolhido após seu trabalho ao finalizar o Acordo de Paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

O vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2024 deve ser anunciado somente no mês de outubro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.