Vereadora Cíntia Moura (PSOL/Fpolis.) denuncia proibição de skate no Largo da Alfândega

“O retrocesso político e cultural é tão grande que remonta aos anos 80!"

Imagem: Instagram Vereadora Cíntia Moura

Por Mandata Bem Viver.

No dia 3 de abril de 2023, pessoas que circulam no Largo da Alfândega se depararam com uma placa indicando a proibição da prática do Skate no local. O Largo da Alfândega tornou-se um lugar tradicional e turístico para a prática do esporte por ser um local de fácil acesso para as comunidades que sofrem com a ausência de espaços públicos para praticar esportes e, agora, é também proibida de frequentar os locais culturais e de lazer do Centro da cidade. Além de ser um espaço culturalmente importante para a prática do skate street, a proibição de andar de skate no Largo da Alfândega nega o direito à cidade de forma arbitrária, tendo em vista que o direito à cidade é um direito difuso e coletivo, de natureza indivisível, de que são titulares todos os habitantes da cidade. Trata-se do direito de habitar, usar e participar da produção de cidades justas, inclusivas, democráticas e sustentáveis.

Em sessão plenária a Vereadora Cíntia Mendonça, porta-voz da Mandata Bem Viver (PSOL), denunciou a atitude da prefeitura que tem despertado o descontentamento dos praticantes do esporte. Na tribuna a Vereadora destacou que o esporte é muito expressivo na cidade, tendo um medalhista olímpico: Em 2020, o manézinho Pedro Barros foi medalhista  no “Skate nos Jogos Olímpicos de Tóquio.”

“O retrocesso político e cultural é tão grande que remonta aos anos 80!”

Em 1988 o então prefeito de São Paulo, Jânio Quadros, proibiu por decreto a prática do esporte no Parque do Ibirapuera e depois em toda a cidade.

Mas, a história brasileira demonstra que foi uma medida totalmente antipopular, antidemocrática, injusta e insustentável que durou por alguns meses e foi derrubada pela ex-prefeita Luiza Erundina, hoje nossa companheira do PSOL.

O Largo da Alfândega tornou-se um lugar tradicional e turístico para a prática do esporte por ser um local de fácil acesso para as comunidades que sofrem com a ausência de espaços públicos para praticar esportes e, que agora, é também proibida de frequentar os locais culturais e de lazer do Centro da cidade!” Declarou a Vereadora, na Sessão Plenária da última terça-feira (04/04/23)

Ao se pronunciar na sessão, o Líder do Governo Vereador Renato Geske, respondeu que “a praça Largo da Alfândega não é para uso de esporte”

A Mandata Bem Viver protocolou um requerimento pedindo uma Audiência Pública no âmbito da Comissão de Educação, Cultura e Desporto na Câmara Municipal com o tema 

“Expressão cultural e da prática de esportes nos espaços públicos.”

Entendemos que se trata do direito à cidade, e a prática do esporte torna o Largo da Alfândega um lugar mais seguro para população, trazendo mais vida para o local. Ressaltou a Vereadora Cíntia Mendonça 

Nas redes sociais a Mandata Bem Viver publicou um post sobre a proibição, que tem gerado comentários por diversos esportistas e adeptos do skate. Confira:

https://www.instagram.com/p/CqlwZo-LAct/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D

 

 

1 COMENTÁRIO

  1. Literalmente Nossa Senhora do Desterro, tem um longo passado pela frente. De cidade tolerante nos costumes , da novembrada, do governo Popular de Sérgio Grado. A antro corservador e reacionário. É a igreja universal e seu prefeito, fazendo o mal feito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.