Vereadora Carla Ayres defende faixa exclusiva de ônibus na SC-401

Parlamentar afirma que estímulo ao uso do transporte individual não soluciona o problema da mobilidade em Florianópolis.

Foto: Édio Hélio / CMF

A vereadora Carla Ayres, de Florianópolis, solicitou ao governo de Santa Catarina que destine a terceira pista da rodovia SC-401 para a implantação de uma faixa exclusiva de ônibus. A parlamentar defende que a solução para a mobilidade na capital passa pelo incentivo e melhoria do transporte coletivo e pela conexão entre diferentes tipos de transporte, a fim de reduzir o tempo de deslocamento e oferecer maior conforto aos usuários, tornando essa opção de transporte mais atrativa à população.

Carla Ayres encaminhou ofícios ao Governo do Estado de Santa Catarina, responsável pela SC-401, e à Prefeitura de Florianópolis, solicitando a exclusividade da terceira pista da rodovia para o transporte coletivo de passageiros. Os corredores exclusivos de ônibus têm sido utilizados nas principais regiões metropolitanas do país, como em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, como uma política voltada à melhoria da mobilidade.

A Pesquisa Mobilidade Urbana 2022, conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Sebrae, aponta que, nas capitais, os brasileiros passam cerca de 2 horas por dia no trânsito, o que equivale a 21 dias por ano. Para Carla Ayres, esse dado reflete a urgência de se investir em novas soluções de mobilidade focadas no transporte coletivo: “Em 2024, foram registradas 472.328 licenças médicas motivadas por problemas de saúde mental no Brasil, um crescimento de 68% em relação ao ano anterior. E não é incorreto afirmar que muitos desses casos são decorrentes do excesso de trabalho e da falta de tempo dos trabalhadores para o lazer, o descanso e o autocuidado. Neste sentido, é urgente que possamos melhorar a qualidade de vida da população. A redução do tempo de deslocamento no trânsito é uma forma de assegurar que os trabalhadores tenham mais tempo para a sua vida pessoal.”

O governo federal anunciou um investimento de R$159 milhões, através do Novo PAC, para a construção do BRT ligando o Terminal de Integração da Trindade (TITRI) ao Terminal de Integração do Centro (TICEN). A obra promete desafogar um dos principais gargalos no trânsito da cidade, que é a região da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O investimento do governo federal na capital  também atende aos objetivos do programa Nova Indústria Brasil (NIB), lançado em janeiro deste ano, que também tem como um de seus objetivos a redução no tempo médio de deslocamento da população no trajeto casa-trabalho em 20% até 2033.

Carla Ayres destaca a importância da obra do BRT e ressalta a necessidade de um projeto semelhante ligando o Centro ao Norte da Ilha: “A construção da terceira pista na SC-401 é uma oportunidade única de incentivarmos o transporte coletivo na nossa cidade, tornando-o mais ágil e confortável. É uma decisão política que precisa levar em consideração o fato de sermos uma das únicas capitais do Brasil sem corredores ou faixas exclusivas de ônibus. Isso é um fator determinante para termos a pior mobilidade do país. O governo do presidente Lula tem feito a sua parte, investindo na modernização da frota e em obras como a do primeiro BRT da nossa cidade. Agora, cabe ao Governo de Santa Catarina acompanhar esse esforço em defesa da qualidade de vida para a nossa população.”

Além do pedido ao governo do Estado para que a terceira pista da SC-401 seja destinada ao transporte coletivo, a vereadora também tem cobrado da Prefeitura Municipal, do consórcio Fênix (composto pelas empresas que operam o sistema de transporte coletivo em Florianópolis) e da Associação Metropolis (composta pelas empresas de transporte coletivo intermunicipal na região metropolitana da capital), a instalação de ar-condicionado nos ônibus. O objetivo é proporcionar mais conforto à população que utiliza o transporte coletivo na Grande Florianópolis. A vereadora criou um abaixo-assinado para coletar assinaturas em defesa desta proposta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.