Sírios elegem hoje seu novo presidente

siria_paz_banderaDamasco, 3 jun (Prensa Latina) Cerca de 15 milhões de sírios vão hoje às urnas nas primeiras eleições multipartidárias da Síria moderna para eleger seu próximo Presidente por um período de sete anos. De acordo com o chefe do Supremo Comitê Judicial para as eleições, Hisham Al-Shaar, já foram tomadas todas as medidas legais e administrativas para garantir o bom andamento do processo eleitoral e que seja realizado com toda transparência e legalidade.

Para isso foram habilitados um mais de 9.500 colégios eleitorais em quase todo o território sírio (que se encontra sob controle governamental), incluindo as principais cidades do país, que concentram a maioria da população.

Segundo a Lei, as urnas serão abertas às 07:00 hora local e fecharão às 19:00.

Segundo a presidenta do Subcomitê para as eleições em Damasco, Maysa al-Mahrus, as eleições na capital serão levadas a cabo em 1.563 centros de votação, distribuídos por diversas instituições e ministérios, além dos bairros da cidade.

Em outras regiões do país, basicamente naquelas de baixa densidade populacional ou de difícil acesso, estão preparados centros móveis de votação.

Em relação à transparência com a qual serão realizadas as eleições presidenciais, al-Shaar destacou a presença de várias delegações parlamentares e de meios de comunicação internacionais que observarão com toda liberdade as votações em todos aqueles colégios que desejarem.

De igual maneira, agregou, terão a possibilidade de monitorar a contagem dos votos.

Na votação de hoje, os três cidadãos que se submeterão à vontade popular nas urnas são o atual Presidente, Bashar Hafez Al-Assad, assim como Maher Abed Al-Hafiz Hayyar, e Hassan Abd-Allah Al-Nuri.

No total foram 24 cidadãos sírios que se apresentaram como pretendentes a uma das candidaturas. Segundo a lei eleitoral nacional, para finalmente obter a categoria de candidato, os aspirantes deveriam obter o apoio de pelo menos 35 parlamentares.

Maher Abed Al-Hafiz Hayyar, cujas origens políticas estão vinculadas ao Partido Comunista, é originário da cidade de Alepo, enquanto Hassan Abd-Allah Al-Nuri é um homem de negócios nascido em Damasco, que estudou em universidades dos Estados Unidos.

Independentemente da existência de três candidatos com tendências políticas diferentes, vários sírios consultados pela Prensa Latina concordam em qualificar Al-Assad como o favorito.

O atual Presidente, argumentam, demonstrou nestes três anos de guerra ser capaz de manter a vitalidade e funcionalidade do Estado, e conduziu o Exército Árabe Sírio a uma posição de ofensiva estratégica sobre os grupos irregulares armados.

Até ontem, quando foram suspensas as atividades de propaganda eleitoral no país, marchas populares massivas nas principais cidades sírias, incluídas aquelas que são cenário de combate como Alepo ao norte, indicam uma clara vantagem para Al-Assad sobre os outros candidatos na preferência popular.

A seriedade destas eleições, segundo o ministro de Informação, Omran Al-Zoughby, vem por cumprir a Constituição e a Lei Eleitoral, assim como por oferecer a oportunidade a todos os sírios para que expressem sua opinião pessoal com toda transparência ao eleger seu candidato presidencial.

tgj/mv/cc

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.