Roubo de terras quilombolas no Maranhão: “fato comum”

 

Foto: DifusoraON.com

O JTT – A Manhã Com Dignidade desta segunda-feira entrevistou Mayron Regis Brito Borges, Jornalista e Presidente do Fórum Carajás. Sobre a situação das Terras Quilombolas Mundinco, no município de Santa Helena, Maranhão.

Na semana passada os quilombolas da região denunciaram a tentativa do ex-prefeito da cidade de Porto Rico (MA), Luis Diniz, de se apropriar de terras com um único objetivo: vende-las para pagar dívidas próprias.

Segundo Mayron isso é um “fato comum” com as terras no Maranhão. A falsificação de documentos com o aval do judiciário e dos cartórios, que legitimam essas fraudes fundiárias. Há muitos conflitos em relação à posse de terras de quilombolas e indígenas na região contra os madeireiros, plantadores de soja e das empresas de eucalipto.

Com a pressão realizada pela sociedade civil, movimentos negros e sociais, o leilão das terras foi adiado para julho. Entretanto, Mayron alerta para a preocupação de que talvez essas denúncias não surtam mais o efeito necessário, de barrar a venda dessas terras, e que é preciso que o Estado, junto ao INCRA, tomem uma atitude.

Assista a entrevista completa no vídeo abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.