“Rota da Memória” em Florianópolis, para não esquecer a ditadura. Entrevista

 

Carla Ayres e Lúcia Haygert em captura de tela.

Redação/Portal Desacato.

Com o intuito de resgatar a memória sobre um dos períodos mais sombrios da história brasileira, que foi a ditadura militar entre os anos de 1964 e 1985, foi protocolado um projeto de lei na Câmara Municipal de Florianópolis para instituir oficialmente a Rota da Memória e Verdade. A proposta mapeia quatorze pontos da capital catarinense onde houve torturas, interrogatórios, prisões e repressões ilegais, assassinatos, e manifestações públicas de resistência.

Dados do Relatório Final da Comissão Estadual da Verdade Paulo Stuart Wright apontam que 697 pessoas foram presas em Santa Catarina durante os 21 anos do regime militar.

Nesta quinta-feira, dia 5 de outubro de 2023, a jornalista Rosangela Bion de Assis conversou no Jornal dos Trabalhadores e Tabalhadoras – JTT, com a socióloga Lúcia Haygert, que contribuiu com a escrita do projeto e é membra do Coletivo Derlei de Luca por Memória, Verdade, Justiça e do Instituto Memória e Direitos Humanos Ufsc/Udesc, e com Carla Ayres, vereadora (PT Florianópolis), cientista social e política e autora do projeto de lei que cria a Rota da Memória e Verdade na capital catarinense.

Na programação do Portal Desacato, toda primeira terça-feira de mês, apresentamos em parceria com o Coletivo Memória, Verdade, Justiça de Santa Catarina o programa “Repressão e Resistências“, conduzido por Julia Ew: https://youtu.be/dNdjXL3CX7k

Para assistir a entrevista sobre o projeto “Rota da Memória” clique no vídeo abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.