Protesto pela libertação, salvo conduto e repatriação do Brasileiro-Palestino Islam Hamed para o Brasil

Comunicado de Imprensa – Quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Por Hussein Ahmad.

[email protected]

+44 784 949 2093

Na Quinta-feira, dia 3 de dezembro às 9am, ativistas da London Latinxs (um grupo de base formado por organizadores/ativistas, preocupados com as questões que assolam a comunidade latino-americana em Londres e no Reino Unido), London Palestine Action (uma rede de pessoas em Londres que utilizam ações criativas contra o Apartheid em Israel) e membros da comunidade brasileira em Londres realizaram um protesto solidário em frente a Embaixada do Brasil em Londres demandando que o governo brasileiro assegure a libertação, salvo conduto e repatriação para o Brasil de Islam Hamed, um cidadão Brasileiro-Palestino. Islam está sendo mantido sob coação em uma prisão israelense, sem julgamento , acusação ou prova . O protesto foi um dos muitos a eventos realizados ao redor do mundo, em coordenação com a família do Islam e com a campanha Libertem o Islam Hamed.

Nas primeiras horas de 24 de outubro de 2015, o brasileiro Islam Hamed foi preso pela IDF, na cidade de Jenin, na Cisjordânia, na Palestina ocupada . Atualmente ele se encontra em uma prisão israelense em Jerusalém, embora não tenha havido qualquer acusação formal ou qualquer prova de má conduta contra ele. Até agora Israel ainda não permitiu que ele seja repatriado para o Brasil e insiste que ele seja investigado por um suposto ataque terrorista contra colonos israelenses ocorrido há 5 anos em território palestino ocupado ilegalmente . Já ocorreram duas audiências no Tribunal de Justiça Militar e a expectativa é de que o Islam vá enfrentar o mesmo destino de cerca de 450 dos outros 6700 palestinos definhando em prisões israelenses[1]: ele será mantido em detenção administrativa, um processo adotado por Israel no qual os prisioneiros têm seus prazos renovados indefinidamente, sem julgamento, prova ou acusação. Na última audiência, no dia 12 de novembro, foi decidido que o Islam não queria “cooperar” e por isso, ele tem sido interrogado diariamente durante horas ininterruptas, sempre com as mãos atadas atrás das costas. Além de tudo isso, a temperatura em sua cela é constantemente alterada por seus carcereiros de um extremo para o outro. Previamente, Islam esteve em greve de fome por 101 dias em protesto contra a sua detenção nas mãos da Autoridade Nacional Palestina (ANP), onde foi mantido durante os últimos 5 anos, também sem julgamento, acusação ou prova, até que foi finalmente libertado em 21 de julho deste ano. Desde sua libertação pelo ANP, ele foi impedido de vir para o Brasil, foi obrigado a assumir a responsabilidade por sua própria vida e foi forçado a se esconder na Palestina ocupada, temendo por sua segurança e sua deteriorada saúde.

O caso também vem ganhando atenção internacional e protestos como o que ocorreu hoje em frente a Embaixada brasileira em Londres continuarão até que as cabíveis providências sejam tomadas. Do lado de fora da Embaixada, protestantes entregaram panfletos e seguraram placas implorando a atuação da presidenta do Brasil, Dilma Rouseff. “Islam Hamed é um entre os centenas de presos políticos palestinos atualmente mantidos em detenção administrativa sem acusação ou julgamento”, disse Samih Walid, um estudante Britânico-Palestino presente na manifestação. “Como cidadão brasileiro o governo brasileiro tem a responsabilidade de protegê-lo de tortura e deve garantir a sua libertação imediata e repatriação”. Norma de Souza, uma brasileira que vive em Londres adicionou: “Dilma precisa garantir que os direitos humanos de todos os cidadãos brasileiros sejam respeitados, onde quer que eles estejam. Ela também deve reconsiderar a relação do Brasil com Israel, tendo em conta os constantes abusos de direitos humanos realizados contra o povo palestino”.

Os protestantes entregaram um manifesto à Embaixada Brasileira com mais de 40 assinaturas, incluindo membros do parlamento brasileiro, partidos políticos do Brasil, sindicatos e Grupos da América Latina, Europa e Oriente Médio de solidariedade à Palestina. O manifesto exige que o Governo brasileiro garanta o salvo conduto e repatriação do Islam e que Israel preste contas sobre a tortura levada a cabo durante este inquérito.

O manifesto conclui, “Em um estado democrático de direito, prevalece a presunção de inocência, não de culpa…Islam Hamed é brasileiro e deve ser protegido por este Estado, inclusive com a garantia de acompanhamento jurídico do caso pelo Brasil. Pleiteamos ainda que o governo brasileiro garanta sua integridade física e envide esforços por sua vinda ao Brasil, em segurança, o mais breve possível”.

Informações do Protesto:

9am

Quinta-feira, 3 de dezembro

Em frente a Embaixada do Brasil

14-16 Cockspur St,

Londres,

SW1Y 5BL

https://www.facebook.com/events/468280533344401/

https://www.facebook.com/Libertem-o-Islam-Hamed-1425882954384306/?fref=ts

https://www.thunderclap.it/projects/35161-campaign-to-save-islam-hamed

[1] Outubro, 2015. ADDAMEER (the Palestinian Prisoner Support and Human Rights Association) http://www.addameer.org/statistics

Imagem tomada de: cebrapaz.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.