Projeto Sementes de Proteção: a luta pelos direitos humanos é diária!

Hoje, dia 7/12, será realizado o “Dia DH” (Dia dos Direitos Humanos) evento promovido pelo projeto Sementes de Proteção que é uma iniciativa do Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) em parceria com a União Europeia.

Sobre o projeto conversamos com  Lizandra Carpes, jornalista, membro do Centro de Direitos Humanos de Joinville e uma das coordenadoras do Projeto Sementes de Proteção.

Em Santa Catarina o “Dia DH” será realizado no Assentamento Conquista do Litoral localizado na cidade de Garuva. As 15:30, de forma sincronizada, ocorrerá um ato em diversas cidades do país em que será plantada uma árvore e serão homenageados/as defensores/as dos direitos humanos.

O Projeto Sementes de Proteção foi lançado no dia 10 de dezembro de 2021, o dia universal dos Direitos Humanos. Tem como objetivo o desenvolvimento de ações para fortalecer as organizações da sociedade civil que tem atuação em direitos humanos nos territórios, ações de formação, de comunicação, de organização, mobilização além de ações de proteção popular de militantes e coletivos.

No ano passado em Santa Catarina realizaram uma homenagem a três militantes defensoras/es dos direitos humanos. A vereadora Ana Lucia Martins do PT de Joinville, atacada e ameaçada de morte nas redes sociais; a militante da Pastoral da Criança Maristela Cizeski que precisou trocar de residência em função dos ataques sofridos e o ex-reitor Luiz Carlos Cancellier, que foi levado a cometer suicídio após a operação Ouvidos Moucos da Polícia Federal. Segundo Lizandra, a luta em defesa dos direitos humanos é diária e aqueles que tiveram seus direitos violados e/ou foram perseguidos não podem ser esquecidos.

Conheça o projeto: https://sementesdeprotecao.org.br/

Assista à entrevista completa no link abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.