Projeto homenageia o artista e arte educador, Ilo Krugli, que influenciou o Teatro e a Arte Educação no País

Foto: Divulgação

Por Camila Almeida/Girassol Cultural

Não é de hoje que se discute a arte e a educação como elementos que se complementam dentro da escola, elevando a qualidade do ensino e, como consequência, o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Um dos pesquisadores no Brasil, o ator e diretor de teatro Ilo Krugli, desenvolveu diversos trabalhos e atividades práticas na área, que iniciaram ainda na década de 60, na Escolinha de Teatro do Brasil, no Rio de Janeiro. Foi baseado na sua pesquisa e prática teatral que a Voeverá Cia de Teatro – a mais antiga companhia de teatro de Chapecó – resolveu levar esse tema para dentro da escola pública, junto a alunos e professores.

A partir do Projeto “Ilo Krugli em foco – Tributo ao indomável menino navegador” trabalho contemplado pelo Edital Aldir Blanc, através da Fundação Catarinense de Cultura, o grupo desenvolveu de maneira gratuita ações na Escola Estadual de Ensino Básico Valesca Parizotto, em Chapecó/SC. A programação chegou a mais de  700 pessoas entre alunos e professores, com painel sobre a vida e obra de Krugli, quatro sessões teatrais e ainda um workshop sobre a influências do diretor para a arte e educação no País. O projeto teve o intuito de homenagear o ator e diretor teatral, aproximar artistas da comunidade, desenvolver ações culturais dentro do ambiente escolar e estimular o debate sobre arte-educação, neste caso o teatro, e seus resultados para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, assim como a contribuição dos jogos e brincadeiras teatrais para a qualidade da educação pública.

As ações marcam, simbolicamente para a Cia, o retorno das atividades culturais na pandemia, após dois anos de pausa. “Foi muito importante estar na escola, desenvolver esse projeto de maneira presencial, olhando para o nosso público. Muitas crianças nunca haviam assistido a um espetáculo de teatro, então ter esse retorno dá muito sentido ao trabalho do artista. Principalmente quando ele chega de maneira gratuita, descentralizada, se adequa a rotina da comunidade e, neste caso, envolve a escola, que é o intuito e o sentido da criação desse projeto: incentivar a arte e a educação a serem olhadas como complementares e a andarem juntas, beneficiando alunos e professores, a partir de um olhar mais sensível, proporcionado pelo teatro”, explicou Jovani Santos, diretor da Voeverá.

De acordo com diferentes especialistas e portais de educação, são inúmeros os benefícios ao trabalhar a arte na educação escolar, de maneira interdisciplinar, colaborando não só com o desenvolvimento da coordenação motora, ampliação da criatividade, melhora do vocabulário, por exemplo, mas também desenvolvendo e estimulando alunos a expressarem sentimentos, trabalhando sua inteligência emocional e criticidade.

De acordo com Jovani, foi baseado em todos esses elementos, que contextualizam a obra de Ilo Krugli, que surgiu a ideia em difundir este trabalho. “O trabalho e a pesquisa de Ilo nortearam o nosso projeto pelo forte vínculo criativo, que iniciou na década de 90 com a montagem do Espetáculo “Labirinto de Januário”. No entender do Ilo, o centro da criação artística está na brincadeira, no jogo… sendo o artista um ser brincante. E que essa disponibilidade de brincar possibilita exercitar no dia a dia o afeto, para reinventar o cotidiano, e criar, sendo isso tudo capaz de religar o homem às suas raízes, que é a criança. No ato de brincar, de inventar, somos capazes de nos aproximarmos uns dos outros, de construir cumplicidades, amizades e aprender juntos, sendo a arte, e neste caso o teatro, a linguagem que possibilita todas essas descobertas.  Então, conhecendo a importância dessa pesquisa acreditamos ser imprescindível propagar essa referência como incentivo para diferentes campos e áreas”, enfatizou.

Quem foi Ilo Krugli?

Ilo Krugli foi um grande ator e diretor de teatro, artista plástico, figurinista e escritor, fundou um dos mais importantes grupos teatrais da história do Brasil – o Ventoforte. Influenciou diferentes linguagens artísticas,  formas de terapia, e a própria educação, trazendo para as suas obras a memória genuinamente brasileira. Em meio a retalhos, sucatas, bordados, bonecos, atores e público, tecia o espírito de festa que caracterizava suas apresentações. Se tornou referência, ao longo da sua história, para todos aqueles que trabalham com a linguagem da animação e com a arte-educação no País.

O que é arte-educação?

O termo arte-educação coloca esses dois temas como elementos que se complementam dentro da escola. De acordo com especialistas, são inúmeros os benefícios e contribuições da arte para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, enquanto cidadãos conscientes e humanizados. Por meio da arte é possível desenvolver na escola, em conjunto com as ações pedagógicas, habilidades motoras, além de permitir a expressão das emoções, estimulando a criatividade e trazendo forte contribuição para a vida dos alunos – desenvolvendo a consciência dos próprios sentimentos e ações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.