O Projeta Mulheres – Projeções na Cidade deu seu pontapé inicial no último domingo, 04, em Pelotas, com projeção durante o evento “Sofá na Rua”. Agora, prepare-se para se encantar ainda mais, pois as próximas paradas estão marcadas: Rio Grande receberá as projeções no dia 16 de junho, seguido por Jaguarão no dia 17 e São Lourenço do Sul no dia 19 de junho. Essa experiência visual promete proporcionar um mergulho artístico pelas criaçõesdas talentosas artistas do Rio Grande do Sul. O projeto tem financiamento do Pró-cultura RS, FAC- Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado.
Em formato de Intervenção Urbana, o projeto deseja interferir no fluxo urbano com arte, além de reunir as linguagens artísticas da projeção urbana, da foto-performance e da vídeo-performance.
Além das projeções urbanas, o Projeta Mulheres realizará uma exposição virtual das fotoperformances e vídeo-performances projetadas, proporcionando a oportunidade da apreciação das obras virtualmente. A exposição virtual estará disponível no site oficial do projeto, permitindo que pessoas de todo o mundo se conectem com a arte das artistas mulheres do RS.
O engajamento do projeto não para por aí. O projeto também incluiu uma oficina de fotoperformance e vídeo-performance, que foi realizada virtualmente pela artista visual Jéssica Porciúncula (Pelotas). Foi a oportunidade que possibilitou às participantes, troca de saberes sobre os conhecimentos relacionados a foto e video-performance, explorando essas linguagens artísticas.
E como parte integrante do projeto, um Bate-Papo sobre Intervenção/Projeção Urbana será transmitido ao vivo pelos canais do Projeta Mulheres e contará com a participação de Luciana Ramin(SP), artista da performance que também explora a projeção urbana. Essa discussão abordará temas relevantes relacionados à intervenção urbana e à projeção de
imagens em espaços públicos.
O Projeta Mulheres – Projeções na Cidade tem como compromisso valorizar a diversidade e priorizar a representatividade feminina. Através de uma chamada pública para artistas mulheres do RS, foram selecionadas 20 participantes, priorizando o trabalho de mulheres negras, indígenas, trans, PcDs e pessoas não-binárias. Cada artista selecionada foi contemplada com um cachê de R$400,00 (quatrocentos reais), reconhecendo e valorizando seu talento e contribuição para a cena artística regional.
Acompanhe as redes sociais do Projeta Mulheres para conhecer as artistas selecionadas e as foto-performances e vídeo-performances que depois de serem projetadas nas cidades serão expostas virtualmente. Prepare-se para uma imersão artística inspiradora, com a celebração do protagonismo de artistas mulheres do Rio Grande do Sul.
O Projeta Mulheres – Projeções na Cidade é um convite à experiência artística criativa e um
mergulho no universo degustativo visual de cada artista.