Redação do Portal Desacato.
No começo da nova programação matinal continuada do Portal Desacato, A Manhã com Dignidade, a produção do JTT abriu a temporada com uma sentida homenagem ao escritor, poeta e dramaturgo Marco Vasques.
Poetas e escritores como Rubens da Cunha e Dinovaldo Gilioli, junto com a jornalista Silvia Agostini lembraram a trajetória e a “tragédia silenciosa dos desaparecidos” como destacou Rubens da Cunha. “É um desaparacimento dolorido, estou convivendo com a ideia da ausência.”
Dinovaldo Gilioli fez leitura a um poema que declamou semanas atrás numa homenagem organizada por familiares e colegas do Marco Vasques no cais da Barra da Lagoa, local de onde partiu por última vez a embarcação do poeta.
Caminhas por sobre as águas
como se quisesse repetir
os passos de Jesus
sobre o mar da Galileia
logo tu que não crês?
essa metáfora fora de órbita
parece descrever o forte desejo
de seu retorno
por onde caminhas
se as ondas já se dissiparam?
o mar é imenso
dentro dele cabe todas as gentes
assim como cabe você
o que não cabe
é essa espera desesperada
por onde andaste
que não te encontraste?
os caminhos são muitos e múltiplos
às vezes a caminhada é uma só
em qual caminho estás agora?
mande notícias daí
estamos te esperando de cá!
Rosangela Bion da Assis, apresentadora do JTT lembrou à audiência quem foi Marco Vasques. Poeta e crítico de teatro. Mestre e Doutor em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com pesquisa em Flávio de Carvalho. É autor dos seguintes livros: Elegias Urbanas (poemas, Bem-te-vi, 2005), Flauta sem Boca (poemas, Letras Contemporâneas, 2010), Anatomia da Pedra & Tsunamis (poemas, Redoma, 2014), Harmonias do Inferno (contos, Letras Contemporâneas, 2010), Carnaval de Cinzas (contos, Redoma, 2015) entre outros. Ao lado de Rubens da Cunha é editor do Caixa de Pont[o] – jornal brasileiro de teatro. Presidiu, em 2020, o Fórum Setorial Permanente de Teatro da cidade de Florianópolis e foi membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Foi colunista do jornal Folha da Cidade. Apresentador do programa Cismos de Arquipélagos e colaborador do Portal Desacato.