PM baixa lei do silêncio nas festas populares de Florianópolis

Por Fábio Bispo.

Depois de encerrarem de forma truculenta o Carnaval de rua de Santo Antônio de Lisboa na madrugada de terça, arremessando bombas de gás contra os foliões, cadetes do Centro de Ensino da PM e soldados apreendem tambores na Praça Bento Silverio, na Lagoa da Conceição, encerrando também o Carnaval por lá na madrugada desta quarta (1/03). Duas pessoas foram detidas e assinaram termo circunstanciado. O tamborim ficou apreendido. Relato semelhante se repetiu no Centro, na semana que antecedeu a semana de Carnaval.

Pelo visto, a folia mesmo só pode rolar nos eventos patrocinados (que ocupam locais públicos), privados ou pagos da cidade. E a exceção do Carnaval, como frisou alvará da Floram para liberar uma festa às margens da mesma Lagoa da Conceição em Área de Preservação Permanente, onde já existe ação civil pública, neste período, só vale para alguns.

Enquanto isso, a cidade já contabiliza quase 40 assassinatos em apenas dois meses. Será que algum deles foi cometido pelo povo da roda de Samba? Ou será que essa guerra entre facções e militares está revelando que não temos uma polícia preparada para lidar com a sociedade e suas manifestações culturais?

Segurança é bem diferente de repressão.

Pense nisso!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.