Palestinos exaustos tentam fugir de Rafah – Últimos acontecimentos

Os palestinos esperam para evacuar em 7 de maio, depois que as forças israelenses lançaram uma operação terrestre e aérea na parte leste de Rafah, no sul da Faixa de Gaza. Foto: Hatem Khaled/Reuters

Por

Milhares de pessoas estão chegando à região central de Gaza, principalmente à cidade de Deir el-Balah, depois que Israel tomou a passagem vital de Rafah, na fronteira com o Egito.

Uma invasão em grande escala de Rafah pelas forças israelenses seria “um erro estratégico, uma calamidade política e um pesadelo humanitário”, alerta o secretário-geral da ONU.

“A cada dia que as autoridades israelenses bloqueiam a ajuda que salva vidas, mais palestinos correm o risco de morrer”, diz a Human Rights Watch.

Leia mais: Estudantes da USP iniciam acampamento em defesa da Palestina.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, diz que uma proposta de cessar-fogo acordada pelo Hamas “está muito aquém” das exigências de Israel, mas uma delegação israelense chegou ao Cairo para novas conversações.

Pelo menos 34.844 pessoas foram mortas e 78.404 ficaram feridas nos ataques israelenses em Gaza desde 7 de outubro. O número de mortos em Israel pelos ataques do Hamas em 7 de outubro é de 1.139, com dezenas de pessoas ainda mantidas em cativeiro.

A única estação de água de Deir el-Balah enfrenta uma crise enquanto milhares de pessoas fogem de Rafah

Multidões de palestinos esperando sua vez de coletar água na única estação de Deir el-Balah, na região central da Faixa de Gaza.

A situação foi exacerbada pela fuga de milhares de pessoas deslocadas de Rafah para Deir el-Balah, o que prejudicou o abastecimento de água.

Ismail Shallah, que foi deslocado de Shujaya para Rafah e agora para Deir el-Balah, disse: “Fugimos do bombardeio, estamos exaustos da guerra. Estou esperando há uma hora e meia pela minha vez de pegar água potável”.

Um al-Abed, outra pessoa deslocada de Rafah, compartilhou sua experiência: “Caminhei por uma hora em busca de água e cheguei a esta estação. Pode ser água não potável, especialmente porque meu filho tem problemas respiratórios e precisa de água limpa.”

Representante da Flórida no Congresso dos EUA incita a aniquilação de Gaza

Está circulando nas mídias sociais um vídeo de Brian Mast, representante da Flórida no Congresso dos EUA, dizendo que acredita que “Israel deveria ir até lá [em Gaza] e dar uma surra neles”.

Mast estava respondendo a uma pergunta da ativista de direitos humanos Medea Benjamin sobre se ele acha que Israel deveria concordar com um cessar-fogo após um acordo do Hamas.

“Acho que Israel deveria ir até lá e dar uma surra neles. Destruí-los completamente, destruir sua infraestrutura, destruir tudo o que eles tocarem.”

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.