Onde assistir a filmes clássicos dirigidos por mulheres online e gratuitamente

 

Imagem: Reprodução

É sabido que o cinema (bem como as artes em geral) foi, durante tempos, visto como um ofício de homens, e a pouca divulgação de obras de autoria feminina relegou importantes artistas à sombra da história audiovisual. Felizmente, nos dias de hoje, a internet e os debates a respeito de gênero e desigualdade permitiram o resgate de nomes como Alice Guy-Blaché, a mãe do cinema ficcional; Ida Lupino, cineasta pioneira em Hollywood; Vera Chytilová, a revolucionária do cinema tcheco; entre outros. Selecionamos algumas iniciativas de canais do YouTube que disponibilizam, de maneira aberta e gratuita, filmes realizados por mulheres ao longo das décadas. Confira.

Change Before Going Productions

O canal Change Before Going Productions conta com um vasto acervo histórico de domínio público que abarca de documentários a comerciais televisivos, além de obras raras de nomes pioneiros do cinema da primeira metade do século 20, dentre eles, as realizadoras Alice Guy-Blaché, Lois Weber e Maya Deren. Acesse aqui.

Women Film Pioneers Project

O Women Film Pioneers Project (WFPP), vinculado à Universidade de Columbia, nos EUA, visa destacar o trabalho das inúmeras mulheres por trás do fazer cinematográfico (diretoras, roteiristas, produtoras, editoras, operadoras de câmera, figurinistas, etc) de diferentes nacionalidades. Acesse aqui.

Clássicos de Mulheres no Cinema

Canal brasileiro dedicado à divulgação de clássicos do cinema dirigidos por mulheres. São dezenas de filmes realizados por diretoras ao redor do mundo, como Ida Lupino, Vera Chylitová, Gilda de Abreu e Kinuyo Tanaka?—?e o melhor, legendados em alta qualidade! Acesse aqui.

Cinemateca Popular Brasileira: Filmografias & Cronologias

Organizada pelo Armazém Memória no YouTube, a Cinemateca Popular Brasileira disponibiliza retrospectivas de diretores e diretoras do cinema nacional. Acesse aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.