México vota: Revogação do mandato de López Obrador, sim ou não?

O presidente Andrés López Obrador já votou hoje. Foto: Twitter

Mais de 92 milhões de mexicanos estão chamados a votar neste domingo, 10 de abril, no referendo para revogar o mandato do executivo. O referendo histórico foi possível após a aprovação, em setembro de 2021, de uma lei federal sobre o assunto.

O Instituto Nacional Eleitoral (INE) estabeleceu um total de 57.517 postos de votação nos 32 estados do país. Os cidadãos e cidadãs irão às urnas a partir das 08:00 da manhã, com horário de fechamento previsto às 18:00. Além disso, mais de 17.000 mexicanos que vivem no exterior se registraram para participar do dia de votação através do Sistema de Votação Eletrônica via Internet.

A questão
Serão colocadas cédulas contendo a seguinte pergunta em cada urna: Você concorda que Andrés Manuel López Obrador, Presidente dos Estados Unidos Mexicanos, deve ter seu mandato revogado devido a uma perda de confiança ou ele deve permanecer na Presidência da República até o final de seu mandato?

Os cidadãos devem escolher entre duas respostas possíveis:

* Que seu mandato seja revogado devido à perda de confiança.
* Permanecer na Presidência da República.

O INE autorizou mais de 287.000 cidadãos a receber e contar os votos nos postos de votação, enquanto um total de 4.400 pessoas serão observadores do dia da eleição, incluindo 98 visitantes estrangeiros credenciados pelo órgão eleitoral.

Contagem de votos
Uma vez encerradas as seções eleitorais, os pacotes eleitorais serão transferidos para os 300 Conselhos Distritais do INE para iniciar a contagem legal dos votos. Ao mesmo tempo, será ativado o sistema de contagem rápida, que recolherá uma amostra de 1.800 urnas eleitorais para fornecer “uma estimativa confiável da participação”.

Na véspera do dia, o INE anunciou que os resultados da contagem rápida poderiam ser publicados já às 21:00, durante uma sessão do Conselho Geral do instituto.

Os resultados definitivos da votação serão divulgados no dia seguinte ao dia da eleição, ou seja, segunda-feira 11 de abril.

Taxa de participação necessária
Para que os resultados da votação sejam válidos, e para que o voto de revogação seja obrigatório, pelo menos 40% dos inscritos no padrão eleitoral deve participar. Isto implica mais de 37,1 milhões de votos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.