Major Lumen: “Nem faço ideia do que estão me acusando.”

Lumen mostrou-se serena, firme e agradeceu a solidariedade que está recebendo das pessoas. Também se diz ainda surpresa pelo que está lhe acontecendo.

Imagem: Print de tela.

No programa Mural da Manhã, desta quinta-feira 4 de maio, o Portal Desacato entrevistou a PM Major Lumen Müller Lohn (44), cujo nome foi fartamente noticiado na mídia brasileira pelo pedido do governador catarinense, Jorginho Mello (PL) de que se instale um Conselho de Justificação (órgão disciplinar) para avaliar a “capacidade moral e profissional” da major. Lumen mostrou-se serena, firme e agradeceu a solidariedade que está recebendo das pessoas. Também se diz ainda surpresa pelo que está lhe acontecendo.

O pedido de instalação do Conselho de Justificação, lembremos, veio da própria corporação militar, no entanto, o governador tem a faculdade de rejeitá-lo. Não o fez e solicitou a instalação do mesmo com a finalidade de julgar a Major Lumen. Em geral, estes conselhos são formalizados para julgar e expulsar profissionais da corporação. Como o caso tramita em sigilo, Lumen desconhece os motivos que levaram à instalação desse processo, embora tenha  suspeitas relacionadas ás coincidências com o período de sua transição de gênero. Lumem é casada e mãe de três filhos.

Na entrevista, Lumen foi acompanhada por Páris Barbosa, Doutoranda e Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense, graduada em Direito pela Universidade Estácio de Sá e pesquisadora do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT/InEAC) e da Oficina de Política (OpO-UFJF). Páris é Integrante da Rede Nacional de Operadores de Segurança Pública LGBTQIAPN+. Também participou do espaço o ex-deputado, sargento da reserva e ex presidente da Aprasc, Amauri Soares.

A seguir a entrevista completa com a Major Lumen Lohn, a advogada e pesquisadora Páris Barbosa e o ex deputado Amauri Soares. Para assistir é só clicar na imagem abaixo:

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.