Liberdade: “a gente precisa se sentir responsável pelas nossas vidas, pelas decisões que a gente faz”

Reprodução

Texto: Jaine Fidler Rodrigues.

Diretamente de El Passo – Texás, fronteira com o México, o professor universitário, César Rossato esteve no JTT-Manhã Com Dignidade para falar sobre  obras e pensamentos, do psicanalista, filósofo-humanista e sociólogo, Erich Fromm.  “O trabalho de Erich continua sendo relevante na atualidade hoje”, afirmou. 

César lembra que o autor é uma das inspirações de Paulo Freire. Com isto, traz a reflexão de Freire: somos seres que se sentem bem como protagonistas de nossa própria história? A resposta contém o sentido de liberdade. 

A pós-modernidade é caracterizada pelo avanço das tecnologias digitais, isto implica em sentimentos de medo, insegurança e incerteza diante da realidade que se vive. O afastamento do ser, a dificuldade da conexão com o universo interior.

Neste contexto, César indaga sobre a conduta de pessoas que se submetem a somente seguir ordens. Complementa: “Não se deve colocar ninguém em pedestal”

No Brasil, diante das narrativas do governo Bolsonaro, o professor reflete que, na verdade, não tem família, valores à família, nenhum respeito a espiritualidade e a pátria. “Erich Fromm estava certo, as pessoas querem a liberdade, mas quando tem o poder não sabem usar a liberdade. A gente precisa se sentir responsável pelas nossas vidas, pelas decisões que a gente faz. Isto causa ansiedade, as pessoas querem delimitações como no século passado, diziam “faz isto, não faz isto, ou vai para o inferno, você tem que tentar ir para o céu. Mas, está claro que no Brasil a gente já vive o inferno e a gente tem que tentar fechar está porta”, declara.

Sente interesse em assistir à entrevista completa? Acesse:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.