Juliana Barcellos lançou sua coluna no JTT e provocou: Você está preparado(a)?

A saúde em geral, e a saúde do trabalhador e da trabalhadora, em particular, sempre fizeram parte da linha editorial do Portal Desacato. No JTT de 2022 se integra mais uma componente na equipe do jornal, a fisioterapetua Juliana Barcellos. Juliana justifica sua  presença na coluna “Saúde com Protagonismo” com a reflexão que compartilhamos com você:

“O conceito de “paciente” nos priva da segurança na avaliação de percepções, sentimentos, crenças… de certa forma nos priva se sentir e viver a vida “na dor e na delícia de ser que somos”.

Ao procurar pelos Serviço de Saúde geralmente nos deparamos com um sistema hierárquico onde “nosso corpo” parece tornar-se “propriedade do sistema”. Se por um lado estamos vulneráveis por um diagnóstico para saber o que temos, por outro lado a conduta terapêutica tende a excluir o protagonista: o “paciente”.

A quebra do paradigma de saúde como ausência de doença foi cimentada pela constituição da Organização Mundial de Saúde. Desde o final do final da década de 40, “Saúde é o bem estar físico, emocional, social e espiritual. “

O mundo evolui com quebra de paradigma cartesianos, a saúde, a dor, a doença tornam-se mais que o resultado de um teste ou um exame que envolve avanços tecnológicos.

O tratamento da sua saúde exige um protagonista: você, seus desejos, seus recursos e suas crenças.

Você pode pensar que o Sistema de saúde não está preparado para essa visão complexa de saúde. Mas e você? Você está preparado para discutir sobre suas sensações, seus sintomas e realizar as tomadas de decisões com a sua equipe de saúde?

Para a mudança, precisamos estar todos preparados.Nossa coluna de “Saúde com protagonismo” do Jornal JTT e do Portal Desacato abordamos temas que resgatam a sua participação ativa na conquista e construção de sua vida com qualidade.

Você enquanto protagonista, ponderando prós e contra das escolhas. Pesquisas indicam que o sucesso de um tratamento requer o protagonismo com o paciente participativo desde a tomada de decisão até a realização do plano de tratamento elaborado em parceria. Você está preparado(a)?”

Conheça Juliana no vídeo abaixo. É só clicar que está no ponto:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.