Homenagem ao Dia Nacional do Samba em Florianópolis foi transferida para 09/12

dia-nacional-do-samba-9-dez

O show aberto ao público para marcar o Dia Nacional do Samba, que aconteceria na Escadaria do Rosário nesta sexta-feira (02/12), foi transferido para 09 de dezembro. A decisão da produção é em respeito ao sentimento de luto coletivo da população, impactada pela notícia da queda do avião onde estava o time da Chapecoense, dirigentes e jornalistas e que resultou em 71 mortes.

Para a próxima semana, estão mantidas as apresentações com músicos de várias gerações e também a Velha Guarda da Escola de Samba Dascuia. O show vai iniciar às 19h e o encerramento está previsto para às 22h. Será a 10ª edição do evento, que tem o objetivo de celebrar o samba e promover talentos locais. Durante as apresentações, também haverá divulgação de um abaixo-assinado em apoio à implementação da Lei Federal número 11.769/2008 para que o ensino de música seja instituído nas escolas.

A data de 02 de dezembro, que anualmente é marcada com festa em várias cidades, surgiu por iniciativa do vereador baiano Luis Monteiro da Costa. Ele quis homenagear o sambista Ary Barroso, que havia composto o conhecido sucesso “Na Baixa do Sapateiro”, que nunca havia visitado a Bahia. Quando o compositor foi a Salvador pela primeira vez, a data foi definida.

Em 2016 também é comemorado o Centenário do Samba – “Pelo Telefone” foi o primeiro samba gravado no Brasil. Composta numa roda de samba que acontecia no quintal da Tia Ciata, na famosa Praça Onze (RJ), a canção teve a autoria registrada por Donga e mais tarde foi incluído o nome do jornalista Mauro de Almeida.

Apresentações e homenagem

As apresentações vão começar com a participação de talentos locais como a cantora Iara Germer, Neném Maravilha e André Calibrina. A banda base, composta por oito músicos, estará sob a coordenação de Guilherme Partideiro e Sequinho do Cavaco. Na segunda parte, a apresentação da Velha Guarda da Dascuia.

Além das vítimas do voo que conduzia os jogadores da Chapecoense, também será homenageado Beloni Farias, vice-presidente da Velha Guarda da escola de samba Protegidos da Princesa. O sambista, que tinha 63 anos, faleceu recentemente no Rio de Janeiro.

SERVIÇO:

O QUE: Show em comemoração ao Dia Nacional do Samba, aberto ao público

DATA: 09/12

HORÁRIO: Das 19h às 22h

LOCAL: Escadaria do Rosário, centro de Florianópolis

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.