O show aberto ao público para marcar o Dia Nacional do Samba, que aconteceria na Escadaria do Rosário nesta sexta-feira (02/12), foi transferido para 09 de dezembro. A decisão da produção é em respeito ao sentimento de luto coletivo da população, impactada pela notícia da queda do avião onde estava o time da Chapecoense, dirigentes e jornalistas e que resultou em 71 mortes.
Para a próxima semana, estão mantidas as apresentações com músicos de várias gerações e também a Velha Guarda da Escola de Samba Dascuia. O show vai iniciar às 19h e o encerramento está previsto para às 22h. Será a 10ª edição do evento, que tem o objetivo de celebrar o samba e promover talentos locais. Durante as apresentações, também haverá divulgação de um abaixo-assinado em apoio à implementação da Lei Federal número 11.769/2008 para que o ensino de música seja instituído nas escolas.
A data de 02 de dezembro, que anualmente é marcada com festa em várias cidades, surgiu por iniciativa do vereador baiano Luis Monteiro da Costa. Ele quis homenagear o sambista Ary Barroso, que havia composto o conhecido sucesso “Na Baixa do Sapateiro”, que nunca havia visitado a Bahia. Quando o compositor foi a Salvador pela primeira vez, a data foi definida.
Em 2016 também é comemorado o Centenário do Samba – “Pelo Telefone” foi o primeiro samba gravado no Brasil. Composta numa roda de samba que acontecia no quintal da Tia Ciata, na famosa Praça Onze (RJ), a canção teve a autoria registrada por Donga e mais tarde foi incluído o nome do jornalista Mauro de Almeida.
Apresentações e homenagem
As apresentações vão começar com a participação de talentos locais como a cantora Iara Germer, Neném Maravilha e André Calibrina. A banda base, composta por oito músicos, estará sob a coordenação de Guilherme Partideiro e Sequinho do Cavaco. Na segunda parte, a apresentação da Velha Guarda da Dascuia.
Além das vítimas do voo que conduzia os jogadores da Chapecoense, também será homenageado Beloni Farias, vice-presidente da Velha Guarda da escola de samba Protegidos da Princesa. O sambista, que tinha 63 anos, faleceu recentemente no Rio de Janeiro.
SERVIÇO:
O QUE: Show em comemoração ao Dia Nacional do Samba, aberto ao público
DATA: 09/12
HORÁRIO: Das 19h às 22h
LOCAL: Escadaria do Rosário, centro de Florianópolis