Haiti: Governo dos EUA insiste no envio de missão multinacional

A embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU), Linda Thomas-Greenfield, enfatiza a urgência da implantação da Missão Multinacional de Apoio à Segurança (MMAS) no Haiti, de acordo com informações obtidas pela agência on-line AlterPresse.

Ela fez essa declaração durante uma reunião com o primeiro-ministro de fato Ariel Henry no domingo, 25 de fevereiro de 2024, à margem da 46ª Reunião Ordinária da Conferência dos Governos da Comunidade do Caribe (Caricom) em Georgetown (Guiana).

Leia mais: O preço de anistiar é o retorno do horror já vivido.

Linda Thomas-Greenfield relata a discussão sobre a necessidade urgente de promover um caminho inclusivo e confiável para eleições livres e justas e um retorno à ordem democrática no Haiti, em um comunicado à imprensa obtido pela agência on-line AlterPresse.

O embaixador dos EUA e Ariel Henry continuam a pedir a implantação da MMAS, autorizada em 2 de outubro de 2023 pela ONU para permitir que a Polícia Nacional Haitiana  restaure a paz e a segurança e alivie a crise humanitária no Haiti.

Thomas-Greenfield reafirmou o apoio inabalável dos Estados Unidos ao povo haitiano, inclusive por meio do fornecimento contínuo de assistência humanitária, de desenvolvimento, econômica e de segurança.

Ela anunciou US$ 10 milhões em assistência da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) para melhorar a capacidade e o desempenho das instituições e mercados do setor de água do Haiti na 46ª reunião regular da Conferência dos Governos da Caricom em Georgetown, Guiana, na segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024.

Antes de sua viagem ao Quênia, o primeiro-ministro de fato Ariel Henry está participando da 46ª Reunião Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Caricom, que acontece de domingo, 25, a quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024, em Georgetown, Guiana.

Ele viajará para Nairóbi, no Quênia, para finalizar os termos da implantação das Mmas no Haiti, com as autoridades quenianas e outros países do continente africano, de acordo com uma nota do governo de fato.

A embaixadora Linda Thomas-Greenfield também se reuniu com a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, e com o ministro canadense para o desenvolvimento internacional, Ahmed Hussen, durante a reunião semestral dos chefes de governo da Caricom.

Ele expressou seu apreço pelo apoio do Canadá a uma missão multinacional de apoio à segurança no Haiti.

A ministra das Relações Exteriores do Canadá, Mélanie Joly, reiterou o compromisso do governo canadense de trabalhar com o Quênia e outros parceiros internacionais para apoiar a implantação bem-sucedida da Mmas durante uma reunião em 22 de fevereiro de 2024 no Rio de Janeiro, Brasil, com vários países, incluindo o G-20.

O Canadá garante “que nossos esforços se reforcem mutuamente”, disse ela, defendendo soluções lideradas pelo Haiti para crises políticas, de segurança e humanitárias.

“Tenho o prazer de anunciar o apoio do Canadá a esses importantes projetos, que ajudarão a preparar o caminho para intervenções mais significativas para proteger o povo do Haiti e incentivar os esforços liderados pelos haitianos para restaurar a paz e a prosperidade no país”, disse Mélanie Joly.

Na reunião de 22 de fevereiro de 2024, no Rio de Janeiro, Brasil, o Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, aplaudiu os compromissos em favor do envio de MMAS para o Haiti.

Esses compromissos demonstram, “mais uma vez, o apoio inabalável da comunidade internacional ao povo haitiano”, disse Blinken.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.