Firmeza brasileira denuncia falência do G7

"O G7 é um grupo falido" Rita Coitinho

 

Imagem: Collage/Tali Feld Gleiser.

Redação.

Segundo a socióloga, doutora em geografia e comentarista política, Rita Coitinho, o G7 é um grupo falido. As declarações de Coitinho aconteceram durante o programa Mural da Manhã que se exibe pelo Canal Youtube do Portal Desacato (assistir abaixo).

A opinião de Rita Coitinho foi complementada com a análise de diversos aspectos das intervenções do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em ocasião da reunião celebrada pelo G7 e convidados em Hiroshima, Japão. O Doutor em Ciência Política e sociólogo, pela Universidade de São Paulo (USP), José Henrique Artigas e a professora e comentarista Elenira Vilela entenderam como acertada a presença brasileira nesse foro que, segundo eles, deixou claro que as organizações mundiais existentes não servem mais como elas são e que é a hora de criar novos mecanismos liderados pelo chamado Sul Global.

A importância do Brics e de outros mecanismos como os latino-americanos UNASUL, MERCOSUL e CELAC, assim como as organizações que integram os países africanos e eurasiáticos é relevante para a construção de um mundo menos desigual, mais justo e que conviva em paz. “Estados Unidos vive da guerra” destacou José H. Artigas, enquanto Elenira Vilela lembrou a posição brasileira que afirma de maneira contundente que o Conselho de Segurança das Nações Unidas precisa mudar. O tema do conflito da OTAN vs. Rússia, desenvolvido na Ucrânia também fez parte do programa.

O programa foi apresentado por Sofia Andrade, Raul Fitipaldi e Tali Feld Gleiser que demonstrou sua indignação pelo encontro do G7 ter acontecido em Hiroshima, cidade vítima do experimento nuclear dos Estados Unidos sem que ninguém do G7 lembrasse o fato. Sofia Andrade questionou a importância que esse encontro no Japão teve para a América Latina.

O programa completo você assiste clicando no link abaixo: 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.