EUA carecem de capacidade moral para falar sobre democracia, diz Cuba

Havana, 8 jun (Prensa Latina) O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, denunciou hoje que os Estados Unidos carecem de capacidade moral para falar de democracia, suposto princípio que utiliza para promover exclusões na IX Cúpula das Américas.

Numa mensagem em cadeia nacional aos representantes da sociedade civil na ilha, privado por Washington de participar na reunião continental, o presidente salientou que o país do norte não é capaz de garantir direitos aos cidadãos no seu próprio território.

Ressaltou que os Estados Unidos equiparam a defesa da democracia com a promoção do capitalismo, quando na realidade são conceitos opostos.

O presidente comentou que existem lá mecanismos para “comprar governantes” e restringir votos.

Nos Estados Unidos também não há garantias para serviços essenciais de saúde, e a venda de armas tem prioridade sobre os direitos das crianças ou seu acesso à educação, disse ele.

Díaz-Canel destacou que nesse país o encarceramento de crianças e adolescentes tem números muito altos, assim como as manifestações de racismo e discriminação.

“Nos Estados Unidos, a promoção da democracia e dos direitos humanos são quimeras”, enfatizou.

O presidente insistiu que, mesmo com esse histórico, Washington se atreve a convocar uma cúpula sob o pretexto da democracia que ele descreveu como um show publicitário voltado para a política interna daquela nação.

Segundo as autoridades cubanas, o governo Joe Biden aproveitou sua condição de anfitrião do evento continental para excluir Cuba, Venezuela e Nicarágua, o que provocou um amplo debate e solidariedade diante dessa ação discriminatória.

O governo dos Estados Unidos, além disso, negou o processamento em Havana dos vistos de membros da sociedade civil cubana interessados em participar do evento, mas estão ali, em nome da ilha, pessoas vinculadas a projetos financiados pelos Estados Unidos.

A Cúpula, que começou na última segunda-feira na cidade de Los Angeles, tem sessões de alto nível marcadas para a próxima quinta e sexta-feira, mas ainda não se sabe quais representantes estarão presentes.

mgt/cgc/cm

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.