Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha celebra 41 anos com apresentação de espetáculo inédito

Elenco é formado por alunos do Curso Técnico em Arte Circense oferecido pela instituição

Apresentação de alunos da Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha, em janeiro de  2023. (Foto: Alessandra Tolc)

Por Lívia Souza.

A Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (ENCLO), instituição administrada pela Fundação Nacional de Artes – Funarte e referência internacional no ensino da arte circense, fez 41 anos, no último dia 13. A comemoração, gratuita e aberta ao público, vai homenagear o ator Orlando Miranda de Carvalho, um dos idealizadores e criadores da Escola, neste sábado, dia 20 de maio, a partir das 14h30, em sua sede na Praça da Bandeira, no Rio de Janeiro (RJ). Um espetáculo inédito, criado por professores e alunos da turma 2022-2024, será encenado para festejar a data e vai contar com a participação da Orquestra Circônica, que mistura carnaval, circo e música ao vivo.

A presidenta da Funarte Maria Marighella e o diretor executivo Leonardo Lessa confirmaram presença no evento, além do representante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). A coordenadora substituta Luciana Belchior, os professores Alex Machado e Bruma Saboya serão os representantes da Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha durante a cerimônia. Servidores e colaboradores da Funarte e o público em geral estão convidados a participar da comemoração.

Na ocasião, a Funarte também vai celebrar as parcerias consolidadas com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) na gestão do curso técnico oferecido pela instituição por meio de edital público e com o programa de desenvolvimento de talentos NexGen, do Cirque du Soleil. A parceria com o IFRJ, firmada em 2015, possibilitou que o Ministério da Educação reconhecesse o Curso Técnico em Arte Circense como o primeiro do Brasil no gênero do circo. Já o programa NexGen, do Cirque du Soleil, busca promover a troca de experiências e melhores práticas no campo da performance humana, por meio da captação, treinamento e capacitação de talentos emergentes em diversos países, como no Brasil, por meio da Escola Nacional de Circo.

Essas ações e parcerias fazem parte do movimento de internacionalização da Funarte, com o intuito de ampliar a inserção de manifestações da cultura brasileira no exterior e de desenvolver programas permanentes de cooperação para intercâmbio cultural internacional.

Sobre a Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (ENCLO) e o Curso Técnico em Arte Circense

A Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (ENCLO), da Fundação Nacional de Artes – Funarte, foi inaugurada em 1982 e está localizada na Praça da Bandeira, Zona Norte do Rio de Janeiro (RJ). Criada pelo circense Luiz Olimecha (1942-2017) e o ator Orlando Miranda, a instituição busca colaborar com a difusão do saber circense e contribuir para a constante renovação e qualificação da cena artística contemporânea. A escola é referência na América Latina no campo da formação em circo.

O Curso Técnico em Arte Circense é oferecido na modalidade presencial e integral, nas dependências da Escola Nacional de Circo. O curso oferece bolsa de estudos para todos os contemplados, possibilitando que alunos de todas as regiões do Brasil e estrangeiros tenham acesso ao conhecimento oferecido pela Escola. A admissão na ENCLO se dá por edital público. A seleção tem como base a análise de habilidades circenses, condicionamento físico, desempenho artístico, aptidões acrobáticas e checagem de documentação.

Sobre o homenageado Orlando Miranda de Carvalho

Ator, produtor e empresário teatral, nasceu no Rio de Janeiro, em 1933. Formou-se pela Escola de Teatro Martins Penna (1959); fundou o Teatro Princesa Isabel em parceria com Pernambuco de Oliveira e Pedro Veiga (1963); foi diretor do Serviço Nacional de Teatro (SNT) entre os anos de 1974 e 1981, e presidente do Instituto Nacional de Artes Cênicas (INACEN) entre os anos de 1981 e 1985.

Durante sua gestão no INACEN (1982), Orlando Miranda convida o acrobata, ator, trapezista e multiartista Luiz Franco Olimecha para idealizar e fundar, em parceria, a Escola Nacional de Circo, que viria a se tornar uma referência internacional no ensino da arte circense.

Orlando Miranda foi um grande defensor das necessidades e dos anseios da classe artística, além de criar programas e ações significativas para o seu desenvolvimento e fruição das propostas. Costumava usar o auditório do Teatro Princesa Isabel (RJ) para os encontros com representantes das artes cênicas brasileiras para debates sobre censura em plena ditadura militar.

Serviço:

Celebração dos 41 anos da Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha (ENCLO)

Dia 20 de maio, sábado, às 14h30

Entrada gratuita
Classificação: livre

Atrações:

– Homenagem ao ator, produtor e empresário teatral Orlando Miranda, um dos idealizadores e criadores da Escola Nacional de Circo;
– Espetáculo inédito criado pelo professor Edson Silva e encenado por alunos da turma 2022-2024 do Curso Técnico em Arte Circense, com participação da Orquestra Circônica.

Roteiro da cerimônia:

Boas-vindas – Coordenadora substituta Luciana Belchior

Parceria Cirque du Soleil – Professora Bruma Saboya

Ações pedagógicas – Professor Alex Machado

Homenagem a Orlando Miranda – Luciana Belchior

Direção executiva – Leonardo Lessa

Representante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Presidenta da Funarte – Maria Marighella

Espetáculo com o elenco dos alunos da turma 2022-2024 da ENCLO

Local: Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha
R. Elpídio Boamorte, 4 – Praça da Bandeira, Rio de Janeiro (RJ)

Mais informações para a imprensa:

Coordenação de Comunicação – Funarte: [email protected]

Outras ações, chamamentos públicos e editais da Funarte: www.gov.br/funarte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.