Espetáculo de palhaçaria aborda as dores e delícias da maternidade real

PQP! Palhaça que Pariu traz à cena os desafios da maternidade e estreia 26 de maio, em Santos, com entrada gratuita.

Foto: Catarina Bertholini

Por Fernanda Vicente.

Falar de maternidade de forma real e consciente, mostrando através da comicidade e do riso suas nuances e fases. Esse é mote do espetáculo teatral PQP! Palhaça que Pariu, idealizado e encenado pela atriz e palhaça Julia Bertollini. O espetáculo estreia no dia 26 de maio, em Santos, no TESCOM – Escola de Teatro.

Após a estreia, a peça terá mais duas apresentações na cidade, no Teatro Rosinha Mastrângelo, dias 3 e 4 de junho. Depois, o espetáculo circula por três municípios da Baixada Santista: Praia Grande, dia 10 de junho, no Palácio das Artes; Guarujá, 24 e 25 de junho, no Teatro Procópio Ferreira e encerra em Mongaguá, dia 30 de junho e 1 de julho, no Teatro Raul Cortez. Algumas apresentações contarão com interprete de libras seguidas de bate papo com uma psicóloga sobre puerpério e maternidade após exibição. Confira a programação completa abaixo.

Para criar o espetáculo, Julia mergulhou em sua própria história e trajetória enquanto mãe solo. “A vontade de fazer um espetáculo de palhaçaria sobre maternidade veio com o nascimento do meu filho, Pietro, em 2015. Quando ele tinha uns 7 meses, coloquei o nariz e saí pelas ruas de Santos. Fiz alguns eventos e criei o projeto Palhaçaria Materna”, conta a atriz.

Desse projeto surgiu o desejo de criar uma peça de teatro sobre maternidade real, que acabou sendo adiado por conta das demandas diárias de quem tem filho pequeno. Sabe aquele ditado “Quando ninguém achou que fosse possível, uma mãe foi lá e fez”? Foi exatamente isso que aconteceu. E em 2021, Julia colocou todas as ideias no papel e convidou algumas amigas que são mães para ajudar nesse processo. Surgia, assim, o PQP! Palhaça que Pariu.

“É um espetáculo que pretende desmistificar a ideia da romantização materna, com a intenção de trazer à tona o que é ser mãe”, afirma Julia.

O espetáculo tem a direção de Cida Almeida, atriz, palhaça e criadora do Clã Estúdio das Artes Cômicas, que, com um olhar cuidadoso, trouxe para a peça aquela sensação de um encontro delicioso de final de tarde, como gosta de pontuar. “Criamos um espetáculo que carrega no próprio nome o duplo sentido, como em sua vida real é a própria maternidade e sem abandonar o humor e a poesia, desmitificando assim o lado romântico a que foi delegado ao papel da mãe”, conclui Cida.

A equipe é composta por mulheres que são mães: da produção executiva ao figurino. A escolha da equipe com essa formação é proposital e tem como objetivo possibilitar o protagonismo materno e o acesso às mulheres mães aos espaços de cultura, muitas vezes negados após a maternidade.

PQP! Palhaça Que Pariu é um espetáculo sobre a história de uma mãe solo, contada desde sua maternidade não desejada, enfrentando um caos emocional, sintomas da gravidez, abandono, parto e depois as dificuldades reais do puerpério como amamentar, dar banho, fazer dormir, a solidão materna e outras dores e delícias.

Após a apresentação de estreia, haverá um bate papo sobre puerpério e maternidade com a psicóloga Bruna Szegedi Paes Lyra.

O projeto foi contemplado pelo ProAC Circo 07/2022 com apoio do governo do estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa.

Para mais informações, siga no Instagram

Divulgação

Sinopse
PQP! Palhaça Que Pariu é um espetáculo sobre a história de uma mãe solo, contada desde sua maternidade não desejada, enfrentando um caos emocional, sintomas da gravidez, abandono, parto e depois as dificuldades reais do puerpério como amamentar, dar banho, fazer dormir, a solidão materna e outras dores e delícias da maternidade real e sem romantismo.

Serviço
PQP! Palhaça que Pariu – Estreia/Santos

Quando? 26 de maio
Que horas? 20 horas
Onde? TESCOM – Escola de Teatro
Entrada gratuita I Duração: 45 minutos
Classificação indicativa livre
Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 195

Teatro Rosinha Mastrangelo – Santos
03/06 – 20 horas
Apresentação seguida de bate papo com a psicóloga Bruna Szegedi Paes Lyra, com interprete de libras.
04/06 – 19 horas
Apresentação sem bate papo
Avenida Senador Pinheiro Machado, 48

Palácio das Artes – Praia Grande
10 de junho – 20 horas
Apresentação sem bate papo
Avenida Pres. Costa e Silva, 1600

Teatro Procópio Ferreira – Guarujá
24/06 – 20 horas
Apresentação seguida de bate papo com a psicóloga Bruna Szegedi Paes Lyra
25/06 – 19 horas
Apresentação com interprete de libras
Avenida Dom Pedro I, 350

Teatro Raul Cortez – Mongaguá
30/06 – 20 horas
Apresentação
01/07 – 20 horas
Apresentação com interprete de libras.
Avenida São Paulo, 3465

Ficha Técnica
Direção e dramaturgia: Cida Almeida
Atuação e dramaturgia: Julia Bertollini
Preparadora corporal: Irene Bittar
Produção artística: Tita Azevedo
Produção executiva: Morena Carvalho
Assessora de imprensa/Redes Sociais: Fernanda Vicente
Produção Local: Érica Stange Santos
Operadora de Som / Sonoplastia: Ludmilla Correa
Intérprete de libras: Luciana Mota
Trilha sonora: Paola Gibram
Criação de luz e operadora: Juliana Sousa
Cenógrafa: Ana Paula Oliveira
Figurinista: Christiane  Galvan
Designer gráfico: Maitê Castanha
Videomaker: Giulia Ribeiro
Fotógrafa: Catarina Bertholini
Psicóloga: Bruna Szegedi Paes Lyra
Vozes: Mulheres do Coletivo Ciranda Materna – Baixada Santista

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.