Comunicado: retomada da comunidade Gãh Ré

"Queremos ficar aqui no Morro Santana que é o território kaingang, comprovado cientificamente por estudos"

Reprodução: redes sociais

Nós da comunidade da retomada Gãh Ré, que somos originários indígenas desse país, estamos indignados com a resposta da Excelentíssima Maria Izabel Pezzi Klein.

É uma decisão que parece que estamos vivendo nos tempos da ditadura, nos jogando contra outro povo. Com respeito ao povo guarani, não podemos violar o território deles. Não temos a mesma cultura, o nosso dialeto difere, nossas crenças são diferentes.

Por isso queremos ficar aqui no Morro Santana que é o território kaingang, comprovado cientificamente por estudos. É aqui onde tem a história viva do nosso povo, onde caminharam nossos antepassados e onde estão enterrados os umbigos de nossos filhos e netos. E como liderança a gente leva muito a sério esse respeito aos outros povos.

Reforçamos que desde 2008 pedimos para a FUNAI a demarcação da nossa Terra Indígena, mas desde lá não fomos escutados. É urgente a criação do Grupo de Trabalho para dar andamento no processo de demarcação.

Assim como no tempo da ditadura gritamos que para nos tirar daqui, vai ter que ser no caixão! Será esse o futuro das nossas crianças?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.