Como respirar num mundo que asfixia? Artistas questionam.

Redação

Nessa sexta-feira de muita cultura e arte no JTT – A Manhã com Dignidade, conversamos com Zé Amorim, poeta, compositor e barbeiro, Jorge Rein, escritor e tradutor e Ana Terra Vignes, ouvires e artista plástica.

Ambos os autores Zé Amorim e Jorge Rein utilizam o erotismo em seus poemas, dois elementos, que segundo eles, estão conectados, “a poesia sacraliza o erotismo” disse Jorge.

Jorge Rein conta sobre o lançamento recente do seu primeiro livro de poemas, sobre o livro com textos teatrais “Bonecas de argila” e sobre seu último lançamento “Cartas trocadas” em parceria com a autora Adriana Bandeira, de Montenegro. Ele diz “O teatro é o que mais me diverte, já a poesia é um tipo de distúrbio bipolar, nos tempos de maior angústia a poesia é um jeito de respirar. E nos momentos que eu consigo desfrutar das alegrias da vida é um jeito de assobiar”.

Zé Amorim fala de seu livro com Diego Moreira, “Movimento Pornaso”. Esse movimento literário surgiu na segunda fase do curso de letras, criado pelos dois autores, não possui Manifesto, por estar em constante mudança. Seus poemas transitam entre o erótico e o pornográfico. Zé conta que o erotismo dos seus poemas é “um puro erotismo da linguagem, eu escrevo motivado pela palavra, não por partes do corpo, é pela rima, sonância, trocadilho. É o prazer da escrita.”

Sobre um tema distinto, mas que de alguma forma se conecta, o projeto de Ana Terra parte da dor e se utiliza da arte para não se asfixiar neste mundo doente.

Ana terra falou sobre o projeto Ecoa, que trata da violência doméstica. Foi motivado pela dor individual e coletiva de ser mulher. O nome do projeto se refere ao ecoar da violência que perdura e deixa marcas. Sua arte incorpora frases reais de relatos de violências sofridas por mulheres próximas da Ana. Nessa coleta de frases o projeto ainda não existia, mas com um conjunto de mais de 300 relatos Ana resolve fazer algo com isso. Compôs com as frases artes envolvendo o bisturi, o corte, o papel amassado, etc. Conheça as obras da Ana Terra através do link: https://peopleartfactory.com/g/VhPRH982H4M5ydvXD5C6-copy-7f2be171

Assista às entrevistas completas no link abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.