Na manhã desta quarta-feira (27), a Câmara de pós-graduação da UFSC aprovou minuta que autoriza os programas de mestrado e doutorado a retomarem às aulas no formato não presencial. O documento aprovado permite que os programas que cumprirem os critérios estabelecidos retornem às atividades, mas a escolha é facultativa.
A reunião da Câmara aconteceu nesta quarta-feira e durou mais de quatro horas. A informação foi confirmada com representação da Associação de Pós-Graduandos. A notícia foi divulgada de forma tendenciosa pelo colunista Cacau Menezes, do grupo NDTV, com um título de reportagem dando a entender que o conjunto das atividades de ensino da UFSC retornaria de uma vez já na próxima semana.
A deliberação foi acerca das aulas dos cursos de pós-graduação, apenas. Mas uma vez que liberada as adesões parciais, a UFSC começa a ser pressionada para o retorno atropelado em seu conjunto. Nos últimos dias, o jornal NDTV tem veiculado posições do empresariado que tem trabalhado para pressionar um retorno apressado e desqualificado das Universidades públicas do estado.
A publicação de Cacau Menezes foi logo em seguida ao término da reunião da Câmara, surpreendendo a comunidade Universitária com informações que nem esta tinha acesso até então.
O Diretório Central dos Estudantes Luís Travassos lançou nota afirmando que nenhuma aula voltaria na próxima semana e que o retorno anunciado não seria de conhecimento da câmara de pós-graduação. Sem informar sobre a decisão da reunião que ocorreu na manhã de hoje.
Nesta sexta-feira (29), o Conselho Universitário da UFSC (CUn) se reunirá em sessão extraordinária on-line. Como pauta prevista para a reunião, está: 1. Continuidade da avaliação e relatos dos impactos da pandemia causada pelo novo coronavírus (COVID-19): 2. Relatos das prefeituras municipais de Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Joinville e Curitibanos; 3. Relatos das unidades acadêmicas da UFSC; 4. Relatos acerca dos trabalhos dos Comitês.