Câmara de Jaraguá Sul aprova aumento da alíquota de contribuição dos servidores ao ISSEM

Sessão virtual aconteceu na manhã de sábado (11), com seis votos contrários aos servidores e quatro favoráveis. Demais regras de aposentadoria estão mantidas

Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. Foto: http://www.jaraguadosul.sc.leg.br/d

Por Sérgio Homrich.

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou sábado (11), em segunda votação e em sessão extraordinária realizada de forma virtual, a mudança na alíquota do percentual pago pelos servidores ao ISSEM, passando dos atuais 11% para 14% ao mês (PLC 05/2020). Votaram contra o Projeto do prefeito Antídio Lunelli e a favor dos servidores os vereadores Ademar Winter, Arlindo Rincos, Ronaldo Magal e Rogério Jung. Já os vereadores Celestino Klinkoski, Marcelindo Gruner e Natália Petri, todos servidores de carreira, além de Anderson Kassner, Eugênio Juraszek e Pedro Garcia votaram favoráveis ao PLC 05, impondo aos servidores mais 3% de contribuição mensal ao ISSEM. “Enquanto representantes de toda a categoria, lamentamos muito a decisão da maioria dos vereadores em aumentar a alíquota ao ISSEM neste momento tão grave na vida de cada servidor, mas é importante ressaltar que foram mantidas as regras atuais de concessão e cálculo dos benefícios da aposentadoria”, destaca o presidente do Sinsep, Luiz Cezar Schorner.

“Mais uma vez prevaleceu a vontade política do prefeito Antídio Lunelli que, durante todo o seu mandato, soma contínuas ações de retiradas de direitos e desvalorização do serviço e dos servidores públicos”, critica Luiz, reforçando que, somente em 2020, “além de não conceder a reposição salarial, agora, o prefeito retira mais 3% do poder de compra de nossos salários”. Desde que os projetos de mudanças na Previdência do ISSEM chegaram na Câmara, o Sinsep mobilizou a categoria para reagir: “Realizamos a Audiência Pública, apresentamos os nossos estudos aos vereadores e conseguimos, por unanimidade, a rejeição das mudanças nas regras das aposentadorias do ISSEM, não permitindo que o prefeito Antínio Lunelli nos fizesse trabalhar mais e ganhar menos nas aposentadorias”, explica o presidente do Sinsep, “ou seja, não foi modificado absolutamente nada em relação à idade, tempo de serviço ou base de cálculo para definição dos valores dos benefícios”. Luiz faz questão de agradecer aos servidores “que se mobilizaram para barrar a tentativa do prefeito de nos fazer trabalhar até morrer, ou morrer trabalhando”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.