Autodemarcação das terras do povo Kamakã Mongoió

Reprodução

Em outubro de 2021 famílias indígenas lideradas por lideranças Kamakã Mongoió realizaram uma Retomada em uma localidade situada no vale do Córrego Areias, entre Casa Branca e Piedade do Paraopeba, emoldurada pela belíssima Serra da Moeda, no município de Brumadinho, MG.

Tendo em vista que o governo Bolsonaro afirmou que não faria a demarcação de nenhuma terra indígena e a FUNAI se omite de cumprir seu papel ao lado dos povos, a autodemarcação das terras por própria iniciativa dos Kamakã Mongoió foi necessária. Mesmo diante de muita repressão “a gente segue resistindo” afirmou o cacique Merong, no JTT-Manhã Com Dignidade desta quinta-feira (30).

As lutas de retomadas de territórios são consideradas pelas lideranças indígenas e Xamãs como algo sagrado de recuperar a terra e a vida que lhes foi tirada pelos invasores colonizadores e pela expansão dos empreendimentos degradantes, como a mineração devastadora. Segundo o Cacique Merong Kamacã Mongoió, ele, guiado pelo Grande Espírito, sentiu precisar voltar às terras ancestrais na região de Brumadinho protegendo-as da destruição que a assola e a ameaça constantemente.

Para assistir à entrevista completa, acesse:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.