Astrônico mistura indie com ska em novo single ‘Calango’

Música traz energia em alta voltagem e letra que propõe reflexão sobre a mentalidade no interior do Brasil

Foto Raio Agência

A banda de rock alternativo paulista Astrônico lançou, nesta quarta-feira, seu primeiro single de 2024: “Calango”. A canção traz, com muita energia e experimentação, uma crítica à vida no interior do Brasil.

O trio, formado em Ribeirão Preto/SP, traz experiências e vivências próprias ao som. Na letra, o sentimento inicial de isolamento em relação às pessoas que vivem ao redor dá lugar a uma outra perspectiva.

Compositor da letra, o baixista e vocalista Pedro Borda explica que “‘Calango’ é uma daquelas músicas que surgem do nada. A sensação de não pertencimento na cidade em que você vive é muito sufocante, mas também pode ser algo muito poderoso quando você encontra gente esquisita igual a você e percebe que não está sozinho.”

No decorrer da canção de três minutos, fica claro que as incertezas podem não sumir, mas tudo pode ficar mais leve quando se é diferente em grupo. Dessa forma, a Astrônico tenta se conectar com quem acaba, muitas vezes, não encontrando com o que se conectar nas cidades menores.

“No fundo, essa música é um abraço nas pessoas que se sentem assim. Todos somos calanguinhos. Nem precisei colocar muito pensamento nela, porque parece que esse sentimento simplesmente saiu de mim e resultou nessa letra”, explica Borda.

(Escute aqui o single)

Ska e indie


Diferente de seu último single, “Outro Lugar”, lançado no fim de 2023, e do EP de estreia “Infraluzes”, de 2022, a Astrônico experimentou novos tipos de som em “Calango”.

No novo single, o grupo apresenta forte influência do ska, mas sem deixar a psicodelia e o indie de lado. “Essa foi uma das primeiras músicas que a gente compôs e ela quase fez parte do ‘Infraluzes’, mas achamos que não encaixava tanto. Inicialmente, ela era bem ska, mas conseguimos diluir essa influência no que nós somos”, conta o baterista Hugo Luque.

Além da sempre presente linha de bateria repleta de energia, “Calango” mostra um novo lado da Astrônico, com mais experimentações. “O Pedro sugeriu que a gente usasse um sintetizador, que dá para ouvir na introdução e em alguns outros pontos da música. A gente achou legal porque esse som específico lembra o jogo GTA San Andreas. Quem já jogou sabe que esse jogo tem um tom meio alaranjado, que se passa em uma paródia de Los Angeles, na Califórnia. O Orlando [Miotto, vocalista e guitarrista] gravou o sintetizador e conseguimos chegar à estética de Califórnia Brasileira, apelido de Ribeirão”, acrescenta Luque.

 

Sobre Astrônico:

Formada em janeiro de 2022 a partir de outro grupo, a banda une certo intimismo com uma pegada vibrante da união entre rock alternativo e indie. Em sua segunda formação, o grupo é formado por Pedro Borda no baixo e nos vocais, Orlando Miotto na guitarra e nos vocais, além de Hugo Luque na bateria. As canções são compostas por todos os membros e o repertório autoral já sustenta um show completo com mais de uma hora, excluindo covers.

Amigos desde a infância, Luque e Borda criaram a banda Gramofone e a Nave Mãe durante a adolescência. Miotto chegou a integrar o grupo entre 2017 e 2021, mas com a dissolução do projeto, ficou no ar a necessidade de iniciar algo novo.

O primeiro EP do grupo, “Infraluzes”, foi lançado em todas as plataformas no final do ano passado e ainda recebeu uma edição limitada mídia física.

Siga:

Instagram 
Spotify

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.