As crises de soluço de Bolsonaro: o que de fato está acontecendo?

    Emissora de TV fala em obstrução intestinal e especula-se que problemas gastrointestinais do presidente tiveram início após facada na última campanha. Os sinais vêm piorando em meio ao stress pelas acusações de corrupção. Entenda.

    Foto: Sérgio Lima/Poder360

    Por Henrique Rodrigues.

    O presidente Jair Bolsonaro vem apresentando nítidos problemas de saúde nos últimos tempos. A percepção é de que, por conta dos escândalos de corrupção enfrentados por ele e por seu governo desde o início da CPI do Genocídio, a coisa está piorando.

    Na manhã desta quarta-feira (14) o chefe do Executivo foi levado a um hospital de Brasília, com dores, para tratar uma obstrução intestinal, segundo informações da Record TV. Uma nota oficial dá conta de que o presidente ficará internado no local em observação, por 48 horas.

    Jair Bolsonaro levou uma facada em Juiz de Fora (MG), durante a campanha eleitoral da qual saiu vencedor, em 2018, e desde então apresenta problemas gastrointestinais recorrentes. O atentado resultou na perfuração do intestino grosso do então candidato e no rompimento da artéria mesentérica, provocando uma intensa hemorragia que quase o levou à morte.

    Após as duas cirurgias iniciais (de emergência e para obstrução intestinal) para salvá-lo do ataque, uma bolsa de colostomia foi colocada e conectada ao seu cólon, por meio de uma abertura no abdômen, retirada cinco meses após a implantação. O procedimento e as complicações decorrentes das intervenções cirúrgicas às quais foi submetido renderam hérnias ao presidente.

    Bolsonaro já enfrentou sete cirurgias em consequência do golpe com arma branca dado por Adélio Bispo de Oliveira na véspera do Dia da Independência de 2018. Já foram colocadas telas para conter duas hérnias no abdômen do chefe de Estado, mas ainda assim o problema parece persistir.

    De alguns dias para cá, uma crise de soluços incontrolável acometeu o líder extremista, que passou a ter nítida dificuldade para falar. Possivelmente medicado, o presidente apresenta uma fala “mole” desde o início desta semana e notável cansaço físico.

    Acredita-se que o agravamento de seu quadro clínico está intimamente ligado aos escândalos que vem enfrentando por conta das tentativas de compra superfatura das vacinas Covaxin e Sputnik-V, assim como pelos áudios apresentados por um ex-cunhada que revelam ser ele o chefe do esquema de rachadinha nos gabinetes parlamentares da família.

    O que é obstrução intestinal?

    A chamada obstrução intestinal é um bloqueio total do cólon (intestino grosso), que impede a passagem do material fecal circulante daquela região, assim como de gases gerados pelo processo digestivo. Ela pode ser provocada por tumores ou pelo surgimento de qualquer massa que interrompa o trânsito intestinal.

    Normalmente, pessoas com obstrução intestinal apresentam desconforto, dor, cólicas, soluços, obstipação e vômitos. A condição precisa ser monitorada por médicos, uma vez que pode resultar no rompimento do tubo digestivo, o que pode ser fatal.

     

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.